Vias exclusivas garantem qualidade no transporte

Bilhetagem eletrônica só traz vantagens ao transporte público
6 de agosto de 2008
Uso indevido de carteira estudantil é crime
11 de agosto de 2008
Bilhetagem eletrônica só traz vantagens ao transporte público
6 de agosto de 2008
Uso indevido de carteira estudantil é crime
11 de agosto de 2008

O sistema de ônibus expressos que circulam por vias exclusivas, em Curitiba, com eficiência máxima, já foi exportado para outros países. Os chamados biarticulados param em estações-tubo.

Os passageiros usam bilhetes pré-pagos e embarcam rapidamente. O conceito desenvolvido na capital paranaense é conhecido internacionalmente como BRT (Bus Rapid Transit) e é resultado de planejamento urbano de 40 anos atrás.

 

O sistema, em que o usuário paga R$ 1,90, nos dias de semana, e R$ 1, aos domingos, e pode usar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, resistiu às mudanças políticas e ideológicas. Esse conceito estará até nos Jogos Olímpicos de Pequim: a cidade contará com uma rede integrada para agilizar o acesso aos locais dos eventos esportivos.


?Curitiba tem sido exemplo mundial em planejamento urbano e sistema de transporte coletivo. Teve bons administradores que privilegiaram o lado técnico e a excelência em gestão. É uma corrida de revezamento e cada um vai fazendo sua parte?, diz o prefeito Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição.

 

Fonte: NTU



Comments are closed.

Pular para o conteúdo