Com nova tecnologia nos ônibus, biometria facial já opera em frota de Aracaju 

Forró Caju contará com sete linhas de ônibus corujões
20 de junho de 2023
Tribunal de Justiça de Sergipe lança Campanha Sinal Vermelho em parceria com o Setransp
20 de julho de 2023
Forró Caju contará com sete linhas de ônibus corujões
20 de junho de 2023
Tribunal de Justiça de Sergipe lança Campanha Sinal Vermelho em parceria com o Setransp
20 de julho de 2023

Para quem utiliza o cartão Mais Aracaju Gratuidades, a biometria facial validará na hora, sem necessidade de utilização do dedo (finger). Apenas com o registro da imagem do rosto 

No começo do mês de junho, foi anunciado que o Setor de Transporte Público Coletivo teria um aliado para dar mais celeridade ao serviço de mobilidade: a biometria facial. Essa nova tecnologia para quem utiliza as Gratuidades como Escolar, Idosos, Pessoas com Deficiência ou servidores públicos (Policiais, Correios e outros), retira a utilidade do finger (reconhecimento pelo dedo) e já faz a autenticação pelo rosto do passageiro na hora da validação. 

Prático e rápido, a biometria facial também é uma aliada para garantir o direito daqueles que realmente têm direito, evitando as fraudes. A biometria lê e identifica o usuário titular do cartão. Os novos equipamentos passaram por testes durante o mês de maio e já conseguiram identificar, infelizmente, em 30 dias 200 casos de fraudes no uso do cartão de estudante. 

A biometria facial é um avanço tecnológico para gerar mais praticidade e assegurar o direito à gratuidade. Não é necessário recadastramento, basta passar pela catraca que o sistema reconhece a partir da imagem capturada se é usuário daquela gratuidade. Para melhor adaptar os usuários a biometria facial, como foi informado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em junho, a partir deste mês de julho, os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar estarão recebendo mensagens de alerta nos casos de utilização irregular. Vamos entender os procedimentos da fase de adaptação:

1 – Se uma pessoa usar o cartão Mais Aracaju Escolar de outro usuário, a biometria facial identificará que a imagem captada difere da pessoa cuja foto foi registrada no momento do cadastro do benefício. 

2 – Nessa fase de adaptação, o cartão NÃO é bloqueado de imediato, nem tampouco os créditos adquiridos no caso do cartão Escolar. 

3 – Contudo, uma mensagem será enviada ao canal de contato do usuário informando sobre o prazo de sete dias para o comparecimento à Sede da Aracajucard, localizada no CEAC da Rua do Turista, onde o mesmo será advertido quanto a ocorrência, com a assinatura de um termo de responsabilidade para uso intransferível. 

4 – Caso o usuário não atenda a solicitação comparecendo à Aracajucard, posteriormente aos sete dias, no caso dos estudantes, conforme mensagem de alerta enviada, a compra de créditos estará bloqueada, sendo inclusive informada por aviso nos canais de aquisição de recargas (aplicativo, CEAC). 

5 – A fase de adaptação ainda não envolve procedimentos para as gratuidades totais.  

Exemplo de imagens registradas através da biometria facial no transporte coletivo.

Conscientização 

Utilizar o benefício de terceiros além de ser crime, prejudica o próprio sistema de transporte e onera os passageiros que pagam a passagem, uma vez que a tarifa de transporte é calculada pela divisão entre o número de passageiros pagantes e o custo para operação do serviço de transporte, e o percentual de utilização de gratuidades incide nesses custos também. 

“As pessoas que têm direito à gratuidade agora poderão passar pela catraca apenas com o reconhecimento dos seus rostos, sem precisar usar o finger. Muitos idosos ou pessoas com deficiência tinham dificuldade em registrar a leitura da digital no equipamento anterior, essa tecnologia vem facilitar. É muito mais prático e rápido para passar na catraca. No entanto, precisamos reforçar que o cartão Mais Aracaju Gratuidade é de uso exclusivamente pessoal. Infelizmente, algumas pessoas cedem o cartão para terceiros e isso acaba comprometendo o sistema de transporte. Por isso, estamos buscando conscientizar e alertar os passageiros a esse respeito”, informou José Carlos Amâncio, diretor executivo da Aracajucard, empresa responsável pelo cartão Mais Aracaju. 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo