Estudantes recebem cartão Mais Aracaju escolar dentro do prazo
25 de setembro de 2007Entrega de cartões mais estudante encerra-se dia 17 deste mês
1 de outubro de 2007Fonte:www.antp.org.br
O 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a V INTRANS ? Exposição Internacional de Transporte e Trânsito começarão na próxima segunda-feira, 1º de outubro, e continuarão até a sexta-feira, dia 5, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, capital do Estado de Alagoas. O tema geral do 16º Congresso é Cidades boas para viver e circular. Durante os eventos, a ANTP estará comemorando 30 anos de atividades.
Por meio do hotsite do 16º Congresso é possível conhecer toda a programação técnica dos eventos, incluindo as questões centrais os focos de debate de cada tema. A partir deste final de semana haverá uma cobertura jornalística diária dos dois eventos, a ser publicada no Portal da ANTP (www.antp.org.br)
Além das sessões solenes de instalação e encerramento, haverá 32 sessões de debate, bem como 20 Sessões para apresentação de Comunicações Técnicas. Haverá quatro Conferências matinais, quatro Mesas-redondas, oito Painéis e oito Sessões Temáticas, estas, sob responsabilidade das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho da ANTP. Foram concluídas as inscrições de 289 trabalhos técnicos; 146 serão apresentados em sala e os 143 sob a forma de pôsteres.
O 16º Congresso abrigará também o seminário Agências Reguladoras de Transporte Urbano Público Concessionado, bem como sessões específicas referentes aos concursos bienais já tradicionais da ANTP, o Prêmio ANTP de Qualidade, e a Bienal ANTP de Marketing. Estão programadas duas noites de autógrafos e de apresentação de livros sobre temas do setor.
Duas semanas antes do início dos eventos foi concluída a comercialização de todos os espaços para estandes na V INTRANS ? Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, evento paralelo ao 16º Congresso da ANTP. Os espaços comercializados totalizam
O presidente da ANTP, Rogerio Belda, inclui entre os principais temas do 16º Congresso a avaliação do Código de Trânsito Brasileiro, prestes a completar dez anos vigência; a efetivação do Estatuto das Cidades, a continuidade dos debates sobre as políticas nacionais de Acessibilidade e de Mobilidade Urbana, a análise da volta da atuação do governo federal no setor, as questões que envolvem as regiões metropolitanas e grandes conglomerados urbanos, além do financiamento permanente para o setor.
Valeska Peres Pinto, coordenadora técnica da ANTP, acentua o significado dos congressos na vida da ANTP. ?Os nossos congressos bienais são sempre o ponto de chegada de um processo e um momento de avaliação e ponto de início de outra etapa. Trata-se, portanto, de um corte num processo e esse corte, neste momento da ANTP, significa construir o que se chama mobilidade urbana?.
CONFERÊNCIAS
Haverá quatro conferências matinais, com os seguintes temas e conferencistas: Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, a cargo da ambientalista, doutora em química pelo Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN), da USP, Agélica Pretto; Investimento
MESAS-REDONDAS
Quatro mesas-redondas tratarão dos temas Retomada do investimento no transporte público, Redução de acidentes de trânsito – compromisso com a vida, Transporte integrado ? Metrópoles sustentáveis e Dez anos do Código de Trânsito Brasileiro.
SESSÕES ESPECIAIS
Um dos temas das sessões especiais será Gestão da Qualidade ? benefícios para o setor e para a sociedade. As possibilidades de ampliação do projeto Transporte Expresso Urbano (TEU), desenvolvido pela ANTP, com apoio de The William and Flora Hewlett Foundation, será objeto de debates na sessão O BR-TEU nas novas redes integradas de transporte urbano.
Outras sessões tratarão dos temas: Experiências mundiais e o transporte público na América Latina, Programas e ações de mobilidade urbana da Prefeitura de Maceió, A interface do Estado de Alagoas nas políticas públicas de mobilidade. Sob coordenação da Comissão de Marketing da ANTP, será desenvolvida a sessão Qual é a situação no mercado de transporte público e de trânsito?
OS PAINÉIS
Oito painéis abordarão as seguintes questões: Regulação, segurança e combate ao vandalismo no transporte público e trânsito; Educação de trânsito (Mudando comportamento, criando cultura), Sistemas Metroferroviários (situação e perspectivas), Segunda geração da bilhetagem eletrônica; Redução das tarifas e inclusão social; Transporte escolar, Gestão da mobilidade urbana (casos de sucesso) e Planejamento e gestão metropolitana da mobilidade urbana.
SESSÕES TEMÁTICAS
Haverá também oito sessões temáticas, sob responsabilidade das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho da ANTP. Sistemas Inteligentes de Transporte – Cidades com Qualidade de Vida é o título da sessão a cargo da Comissão Técnica de ITS ? Sistemas Inteligentes de Transporte. O Grupo de Trabalho de Acessibilidade se responsabilizará pela sessão Os desafios da construção de cidades acessíveis ? A implantação do decreto Federal Nº5296/2004.
Retorno do investimento no transporte metroferroviário é a sessão programada pela Comissão Técnica Metroferroviária, e Integração das redes de transporte e sustentabilidade das cidades é o título da sessão preparada pela Comissão Técnica de Integração e de Terminais.
A Comissão Técnica de Trânsito abordará o tema Motocicleta ? É Possível um Convívio Seguro no Trânsito?, enquanto a Comissão de Meio Ambiente debaterá o tema Mobilidade urbana e meio ambiente.
Transporte cicloviário no Brasil é o tema a ser discutido em sessão organizada pela Comissão Técnica de Bicicleta e Traduzindo as Expectativas dos Usuários em Indicadores para a Gestão da Qualidade do Transporte o tema da sessão preparada pela Comissão Técnica de Pesquisa de Opinião.
SEMINÁRIO SOBRE AGÊNCIAS REGULADORAS
O 16º Congresso da ANTP abrigará o seminário .Agências Reguladoras de Transporte Urbano Público Concessionado, bem como sessões específicas sobre dos concursos bienais Prêmio ANTP de Qualidade e Bienal ANTP de Marketing
LIVROS, MÚSICA E ARTESANATO
Haverá no 16º Congresso da ANTP duas noites de autógrafos e de apresentação de livros sobre temas do setor. Artistas locais se apresentarão em diversas ocasiões durante os cinco dias do evento e haverá um espaço exclusivo para exposição e venda de artesanato de Alagoas.