Maceió está pronta para receber os debates do 16º congresso brasileiro da ANTP e a VINTRANS

Estudantes recebem cartão Mais Aracaju escolar dentro do prazo
25 de setembro de 2007
Entrega de cartões mais estudante encerra-se dia 17 deste mês
1 de outubro de 2007
Estudantes recebem cartão Mais Aracaju escolar dentro do prazo
25 de setembro de 2007
Entrega de cartões mais estudante encerra-se dia 17 deste mês
1 de outubro de 2007

Fonte:www.antp.org.br

 

O 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a V INTRANS ? Exposição Internacional de Transporte e Trânsito começarão na próxima segunda-feira, 1º de outubro, e continuarão até a sexta-feira, dia 5, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, capital do Estado de Alagoas. O tema geral do 16º Congresso é Cidades boas para viver e circular. Durante os eventos, a ANTP estará comemorando 30 anos de atividades.

 

Por meio do hotsite do 16º Congresso é possível conhecer toda a programação técnica dos eventos, incluindo as questões centrais os focos de debate de cada tema. A partir deste final de semana haverá uma cobertura jornalística diária dos dois eventos, a ser publicada no Portal da ANTP (www.antp.org.br)

 

Além das sessões solenes de instalação e encerramento, haverá 32 sessões de debate, bem como 20 Sessões para apresentação de Comunicações Técnicas. Haverá quatro Conferências matinais, quatro Mesas-redondas, oito Painéis e oito Sessões Temáticas, estas, sob responsabilidade das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho da ANTP. Foram concluídas as inscrições de 289 trabalhos técnicos; 146 serão apresentados em sala e os 143 sob a forma de pôsteres.

 

O 16º Congresso abrigará também o seminário Agências Reguladoras de Transporte Urbano Público Concessionado, bem como sessões específicas referentes aos concursos bienais já tradicionais da ANTP, o Prêmio ANTP de Qualidade, e a Bienal ANTP de Marketing. Estão programadas duas noites de autógrafos e de apresentação de livros sobre temas do setor.

 

Duas semanas antes do início dos eventos foi concluída a comercialização de todos os espaços para estandes na V INTRANS ? Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, evento paralelo ao 16º Congresso da ANTP. Os espaços comercializados totalizam 2.093 m2 no Centro Cultural e de Exposições da Maceió. Na V INTRANS estarão presentes 54 organizações do setor, entre as quais empresas e entidades privadas, bem como empresas e órgãos públicos.

 

O presidente da ANTP, Rogerio Belda, inclui entre os principais temas do 16º Congresso a avaliação do Código de Trânsito Brasileiro, prestes a completar dez anos vigência; a efetivação do Estatuto das Cidades, a continuidade dos debates sobre as políticas nacionais de Acessibilidade e de Mobilidade Urbana, a análise da volta da atuação do governo federal no setor, as questões que envolvem as regiões metropolitanas e grandes conglomerados urbanos, além do financiamento permanente para o setor.

 

Valeska Peres Pinto, coordenadora técnica da ANTP, acentua o significado dos congressos na vida da ANTP. ?Os nossos congressos bienais são sempre o ponto de chegada de um processo e um momento de avaliação e ponto de início de outra etapa. Trata-se, portanto, de um corte num processo e esse corte, neste momento da ANTP, significa construir o que se chama mobilidade urbana?.

 

CONFERÊNCIAS

 

Haverá quatro conferências matinais, com os seguintes temas e conferencistas: Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, a cargo da ambientalista, doutora em química pelo Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN), da USP, Agélica Pretto; Investimento em Transporte Público e Retomada do Crescimento, por Paulo Hartung, governador do Estado do Espírito Santo; Sistemas Inteligentes de Transporte e Qualidade de Vida, a cargo de José Manoel Pradillo Pombo, diretor-geral do Consórcio de Transportes de Madri, Espanha, e Responsabilidade Social das Organizações, Pedro Luiz Barreiros Passos, co-presidente do Conselho Administrativo da Natura.

 

MESAS-REDONDAS

 

Quatro mesas-redondas tratarão dos temas Retomada do investimento no transporte público, Redução de acidentes de trânsito – compromisso com a vida, Transporte integrado ? Metrópoles sustentáveis e Dez anos do Código de Trânsito Brasileiro.

 

SESSÕES ESPECIAIS

 

Um dos temas das sessões especiais será Gestão da Qualidade ? benefícios para o setor e para a sociedade. As possibilidades de ampliação do projeto Transporte Expresso Urbano (TEU), desenvolvido pela ANTP, com apoio de The William and Flora Hewlett Foundation, será objeto de debates na sessão O BR-TEU nas novas redes integradas de transporte urbano.

 

Outras sessões tratarão dos temas: Experiências mundiais e o transporte público na América Latina, Programas e ações de mobilidade urbana da Prefeitura de Maceió, A interface do Estado de Alagoas nas políticas públicas de mobilidade. Sob coordenação da Comissão de Marketing da ANTP, será desenvolvida a sessão Qual é a situação no mercado de transporte público e de trânsito?

 

OS PAINÉIS

 

Oito painéis abordarão as seguintes questões: Regulação, segurança e combate ao vandalismo no transporte público e trânsito; Educação de trânsito (Mudando comportamento, criando cultura), Sistemas Metroferroviários (situação e perspectivas), Segunda geração da bilhetagem eletrônica; Redução das tarifas e inclusão social; Transporte escolar, Gestão da mobilidade urbana (casos de sucesso) e Planejamento e gestão metropolitana da mobilidade urbana.

 

 

 

SESSÕES TEMÁTICAS

 

Haverá também oito sessões temáticas, sob responsabilidade das Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho da ANTP. Sistemas Inteligentes de Transporte – Cidades com Qualidade de Vida é o título da sessão a cargo da Comissão Técnica de ITS ? Sistemas Inteligentes de Transporte. O Grupo de Trabalho de Acessibilidade se responsabilizará pela sessão Os desafios da construção de cidades acessíveis ? A implantação do decreto Federal Nº5296/2004.

Retorno do investimento no transporte metroferroviário é a sessão programada pela Comissão Técnica Metroferroviária, e Integração das redes de transporte e sustentabilidade das cidades é o título da sessão preparada pela Comissão Técnica de Integração e de Terminais.

 

A Comissão Técnica de Trânsito abordará o tema Motocicleta ? É Possível um Convívio Seguro no Trânsito?, enquanto a Comissão de Meio Ambiente debaterá o tema Mobilidade urbana e meio ambiente.

Transporte cicloviário no Brasil é o tema a ser discutido em sessão organizada pela Comissão Técnica de Bicicleta e Traduzindo as Expectativas dos Usuários em Indicadores para a Gestão da Qualidade do Transporte o tema da sessão preparada pela Comissão Técnica de Pesquisa de Opinião.

 

SEMINÁRIO SOBRE AGÊNCIAS REGULADORAS

 

O 16º Congresso da ANTP abrigará o seminário .Agências Reguladoras de Transporte Urbano Público Concessionado, bem como sessões específicas sobre dos concursos bienais Prêmio ANTP de Qualidade e Bienal ANTP de Marketing

 

LIVROS, MÚSICA E ARTESANATO

 

Haverá no 16º Congresso da ANTP duas noites de autógrafos e de apresentação de livros sobre temas do setor. Artistas locais se apresentarão em diversas ocasiões durante os cinco dias do evento e haverá um espaço exclusivo para exposição e venda de artesanato de Alagoas.

 

 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo