Gratuidades no transporte público urbano pagas pelos usuários é injustiça social
5 de julho de 2013NTU enumera oito propostas para a melhoria do transporte público coletivo urbano no Brasil
10 de julho de 2013O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, participou nesta quinta e sexta-feira, do Seminário Nacional da NTU 2013, com o tema Mobilidade Sustentável Para Um Brasil Competitivo, cujo enfoque, segundo Amâncio, foi debater os desafios de se oferecer um serviço de transporte coletivo urbano de qualidade e as dificuldades que o setor tem enfrentado ao longo dos anos para que isso aconteça.
A convite do Setransp, o jornalista André Barros esteve participando do seminário, representando a imprensa sergipana no evento. Entre os assuntos abordados, o jornalista destacou os as necessidade de implantação de corredores de ônibus para prioridade do transporte público e, consequentemente, o BRT (Bus Rapid Transit).
Chamou minha atenção no seminário a analise de que a implantação de um sistema como o BRT está associada diretamente à saúde da população. Onde as pessoas podem associar a caminhada ou o uso de bicicleta para o deslocamento até o local de uso de um sistema de transporte de qualidade como o BRT. É um fato importante, e, apesar dos investimentos que precisam ser fetos nesta área em nossa cidade, a relação custo/benefício do BRT é insuperável, comparando a outras modalidades como metro e VLT, por exemplo, disse André Barros, jornalista do Correio de Sergipe e da rádio Jovem Pam, fazendo referência a explanação do coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carlos Dora, sobre o BRT e a saúde pública.
Já o presidente executivo da Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Otávio Cunha, defendeu, durante o seminário, que é necessário vontade política para que aconteçam as mudanças necessárias. Nós, operadores desse sistema, que é alvo de tanta insatisfação e críticas, não temos orgulho do transporte público que está aí, nas ruas. Mas é preciso que se entenda que este é o serviço possível nas condições em que ele é planejado, contratado e gerenciado pelo poder público nos dias hoje, reclamou ele, cobrado iniciativa dos Estados e Municípios para desoneração do custo do transporte, como foi feito pelo Governo Federal, buscando melhorias no sistema.