Vinte novos ônibus são entregues à população da Grande Aracaju

no interior do ônibus, mão feminina segura cartão mais aracaju gratuidade, ao fundo há validador e finger
Setor de Transporte Público combate crime de fraude por meio da biometria facial
14 de março de 2024
Evento para mulheres no 17 de Março leva oportunidade de capacitação
26 de março de 2024
no interior do ônibus, mão feminina segura cartão mais aracaju gratuidade, ao fundo há validador e finger
Setor de Transporte Público combate crime de fraude por meio da biometria facial
14 de março de 2024
Evento para mulheres no 17 de Março leva oportunidade de capacitação
26 de março de 2024

Nesta segunda-feira, 18, aconteceu a entrega de vinte novos ônibus para serem integrados ao transporte público da Grande Aracaju. O ato de entrega ocorreu no estacionamento do Mercado Municipal pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e pelo superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles. 

Os novos veículos foram inseridos na frota da Viação Atalaia e junto aos 141 ônibus já entregues ao longo de cinco anos, totalizam 161 carros,  possibilitando a mobilidade urbana em Aracaju e Região Metropolitana

“A Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju. Esse momento é de suma relevância porque é mais um passo dado. Também estamos investindo no consórcio metropolitano para lançar, até o mês de abril, o nosso edital de licitação do transporte coletivo”, diz o prefeito. 

O gestor complementa  que “ ainda vai existir mais renovação de frota este ano. Cadastramos a Prefeitura de Aracaju no PAC Mobilidade para a compra, através das empresas, de 40 novos ônibus que serão muito importantes para a nossa cidade. Vamos nos empenhar muito até o final do ano para que possamos renovar o maior número possível de veículos”.

O proprietário da Viação Atalaia, Alberto Almeida, reforça a importância dessa renovação para o atendimento na Grande Aracaju. 

“A entrega desses novos carros sinalizam uma melhoria na qualidade do serviço prestado  à população e isso acontece decorrente a uma parceria com o subsídio que o governo municipal cedeu para a aquisição desses novos ônibus. Em um investimento de 12 milhões, onze carros adquiridos pela Atalaia foram subsidiados pela prefeitura e nove foram com capital próprio.  A população pode sentir, a partir de agora, a melhoria no serviço por conta dessa renovação”, pontua Alberto.    

 Sustentabilidade e tecnologia

Os novos veículos são Euro 6, que possuem uma tecnologia avançada de controle de emissões de poluentes, como sistema de redução catalítica seletiva (SCR), filtros de partículas diesel (DPF) e recirculação de gases de escape (EGR).

Essas tecnologias visam converter os poluentes em compostos menos nocivos ou capturá-los antes de serem liberados na atmosfera, o que beneficia tanto o meio ambiente como a saúde da população.

Além disso,  os ônibus possuem validadores com biometria facial e recarga a bordo, sistema de câmeras, monitoramento por GPS, sistema de segurança anjo da guarda, para que o veículo só circule com as portas fechada, também dispositivo automático que limita a velocidade do ônibus, sistema de telemetria, e campainhas sem fio com botões em braile.

Processo de renovação

Entre 2019 e 2023, foram entregues 141 ônibus novos – foram 30 veículos, em 2019; 41  em 2020; 50 em 2022; e 20 em 2023. Agora, o processo de renovação de frota iniciado em 2019 alcança a entrega total de 161 ônibus novos em seis anos, com a previsão de que ainda aconteçam outras entregas ainda este ano.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo