Empresas do transporte fazem ajustes para manter serviço diante de breve operação parcial da Viação Modelo

Terminal da Atalaia é entregue para a população após obras de revitalização
30 de agosto de 2021
Com alta do diesel, setor de transporte precisa de solução compartilhada
5 de outubro de 2021
Terminal da Atalaia é entregue para a população após obras de revitalização
30 de agosto de 2021
Com alta do diesel, setor de transporte precisa de solução compartilhada
5 de outubro de 2021

Setransp volta a alertar sobre riscos à sustentabilidade do setor e busca apoio

O Setransp informa que no início da manhã desta terça-feira, 21, alguns funcionários da empresa Viação Modelo evitaram realizar o serviço questionando condições salariais o que gerou dificuldades para prestação do serviço. No entanto, a própria empresa realizou ajustes na operação junto com as demais empresas prestadoras para seguir atendendo a população em toda Aracaju e na Região Metropolitana, sem haver interrupção do serviço.

Após tratativas com a direção da empresa Viação Modelo, por volta das 7h, o grupo parcial de funcionários voltou a operar o serviço normalmente. Todavia, o Setransp alerta quanto à situação atual de risco à sustentabilidade do setor de transporte, que embora seja um serviço essencial tem enfrentado os efeitos econômicos negativos da pandemia da Covid-19 sem nenhum aporte financeiro dos governos, nem isenção de tributos como aconteceu em diversas capitais do país.

Enquanto isso, o setor segue como toda sua frota à disposição sem paralisação do serviço, com uma queda ainda de 47% no seu número de passageiros habitual e acumulando débitos com fornecedores. Essa realidade tem gerado preocupação no setor que tem acompanhado todas as empresas prestadoras dando sinais de entrar em colapso e encerrar suas atividades.

O Setransp vem buscado apoio junto às autoridades públicas e, no momento, aguarda o andamento de uma tratativa com o Governo do Estado quanto ao estudo realizado sobre redução ou isenção de um dos impostos, e outras alternativas de socorro, como aporte extra tarifário do Município, para ajudar o serviço de transporte público coletivo que é um direito social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo