Setor do transporte começa a circular com 80% da frota, mas faz alerta

Setransp distribui nas empresas de ônibus 3,5 mil máscaras doadas pela Fecomércio e pelo Sesc
17 de julho de 2020
Charge da semana
11 de agosto de 2020

Diante do início do Plano de Retomada da Economia de Sergipe, o setor do transporte público coletivo passará a funcionar com 80% da frota nos horários de pico, a partir desta quarta-feira, 5, conforme determinação da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, esse aumento precisa estar associado a outras ações que envolvam a sustentabilidade do setor e o planejamento da mobilidade urbana. Segundo ele, o setor está operando com 36% da demanda habitual, mas ofertando uma frota de 70%. E nesse início da retomada, com 80% da frota, tende a chegar a somente 40% da demanda.

“A previsão é de que o setor até dezembro de 2020 não chegue a 60% da demanda que tinha. Consideramos as mudanças no fluxo de passageiros, mesmo que pequenas e em horários específicos, mas é preciso lembrar que em toda ação de desenvolvimento econômico da cidade é necessário pensar previamente no serviço de transporte, na mobilidade. Teremos um encargo muito grande para o setor de transporte neste mês de agosto, principalmente por conta das dívidas prorrogadas durante a início da pandemia, e não houve apoio ao setor com aporte financeiro ou com isenção de impostos para esse momento como aconteceu em outras capitais. Mesmo assim, o setor seguiu movendo esforços e mantendo ações de prevenção, inclusive abrindo oportunidades como com agentes comerciais para incentivar o uso do cartão eletrônico ao invés do dinheiro”, considerou o presidente do Setransp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *