Passageiros podem acompanhar itinerário dos ônibus e previsão de horários de paradas

Bilhetagem eletrônica ainda é ferramenta de destaque para mobilidade com segurança
10 de setembro de 2016
Prêmio Setransp de Jornalismo: ajustes técnicos na página
14 de setembro de 2016
Bilhetagem eletrônica ainda é ferramenta de destaque para mobilidade com segurança
10 de setembro de 2016
Prêmio Setransp de Jornalismo: ajustes técnicos na página
14 de setembro de 2016
Serviço de itinerário do transporte público no celular será disponibilizado em Aracaju 
 
Após diversas pesquisas sobre tecnologias que contribuíssem com a troca de informações para a mobilidade urbana, o sistema do transporte coletivo implanta agora na capital sergipana o aplicativo CittaMobi. O serviço que já estava em fase de teste na linha recém-criada para os ônibus articulados que circulam do Marcos Freire a Atalaia pelas faixas exclusivas, e agora alcança inicialmente 35% das linhas, foi lançado nesta segunda-feira, 12, na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. A segunda remessa de linhas a entrarem no aplicativo está prevista para o dia 25. Presente em diversas capitais do país, o aplicativo vai proporcionar ao usuário de ônibus acompanhar o itinerário das linhas existes em Aracaju, os horários de parada dos coletivos, seus respectivos pontos, entre outras comodidades. E, assim, o passageiro poderá planejar seu deslocamento tendo na palma da mão a previsibilidade do percurso do ônibus que deseja tomar. 
 
Entre seus benefícios, o aplicativo oferece: consulta rápida e fácil dos pontos de ônibus mais próximo da sua localização; informação de previsões de chegada do ônibus no ponto; Visão geral do ponto consultado (Google Street View) e linhas que passam pelo ponto; mais informações a respeito da qualidade das previsões dos veículos; informações a respeito da comunicação GPS do veículo e status de qualidade das informações da linha; mapa do itinerário da linha; previsão de chegada para os próximos pontos; e função de alarme para quando o ônibus estiver chegando no ponto destino.  
 
De acordo com o gerente comercial da empresa de tecnologia voltada para soluções avançadas de mobilidade urbana, Carlos Sampaio, o CittaMobi vai contribuir muito para com a mobilidade das pessoas e ainda acrescentar no desenvolvimento do serviço do transporte, já que oferece um canal de feedback dos passageiros sobre as linhas e pontos de ônibus. “O aplicativo permite que sejam feitas diversas pesquisas sobre a satisfação do usuário com relação a qualidade do transporte público. O CittaMobi é um sucesso e já é utilizado por mais de 1,5 milhão de pessoas”, disse. 
 
Carlos Sampaio acrescentou ainda que pesquisa realizada com usuários CittaMobi (Dez/2015) mostrou que 84% dos usuários utiliza o aplicativo e em ao menos 5 dias da semana, e 79% dos usuários utilizam o CittaMobi ao menos 2 vezes por dia. Entre as cidades destaques onde o CittaMobi está presente, estão:  Maceió (AL), Salvador(BA), Recife (PE), São Caetano do Sul(SP), Ribeirão Preto(SP), Diadema(SP), Campinas(SP), Santo André(SP), Volta Redonda(RJ), Juiz de Fora (MG), Colatina (ES), Linhares (ES), Rio Branco (AC), Santa Rita (PB) e Rio Grande (RS).
 
Como utilizar
Para utilizar o aplicativo CittaMobi basta baixar gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store, e para quem tem celulares Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br. O usuário pode gerar um login de acesso para salvar configurações e informações para o acesso rápido aos pontos e linhas mais utilizados. 
 
 
Acessibilidade
 
O aplicativo CittaMobi já está sendo implantado em Aracaju também com a versão CittaMobi Acessibilidade, que fornece informações do transporte público aos portadores de deficiência visual. A ferramenta proporciona independência desses passageiros dentro dos centros urbanos, otimiza e facilita a rotina diária com maior segurança.
 
 
Previsibilidade
 

 

 
Em países desenvolvidos, a visão cultural sobre o transporte público está muito mais relacionada a eficiência do que agilidade. Por exemplo, em cidades da Europa é comum de se ver ônibus parando em pontos de ônibus vazios e até aguardando seu horário pontual de partida, ou seja, se independente do trânsito, aquele destino vai durar o tempo previamente estabelecido e cumprido diariamente. No entanto, todo cidadão tem acesso através de aplicativos ao trajeto desses ônibus e a previsão de horários das suas linhas, facilitando, desta maneira, o planejamento pessoal para mobilidade. É dessa facilidade que os mais de 230 mil passageiros diários de Aracaju e região metropolitana passam a dispor.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo