Empresas do transporte ampliam benefício da gratuidade aos idosos, e contestam discriminação

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Com o propósito de ampliar o acesso dos portadores do Cartão “Mais Aracaju Gratuidade” a 100% dos assentos do ônibus, já que nos horários de pico por vezes nunca é suficiente acomodá-los apenas na área prevista por lei – locais preferenciais na parte dianteira dos veículos – a Aracajucard, empresa responsável pela bilhetagem eletrônica do transporte em Aracaju e região metropolitana, lançou a Campanha Educativa referente à Gratuidade.

 

A campanha feita em parceria com o Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as entidades representativas das categorias de gratuidade, incluindo Conselho Municipal dos Idosos, tem buscado informar sobre o benefício da aquisição do cartão gratuidade e uso da bilhetagem, que já vem gerando desde 2011 comodidade e cidadania aos mais de 15 mil usuários já registrados, uma vez que com o cartão o passageiro que tem o direito a passagem gratuita pode ter também a mesma liberdade que os demais passando pela catraca e usufruindo de toda a extensão do ônibus.

 

Especialmente sobre o caso dos idosos, a concessão do cartão “Mais Aracaju Gratuidade” expande o direito de seus beneficiários e se caracteriza por ação opcional, isto é, não obrigando o idoso a emissão do cartão para o exercício de seu direito. Já que os mesmos, acima de 65 anos, permanecem com o acesso garantido de embarque e desembarque pela porta dianteira e acomodação na área por lei definida, com 10% dos assentos destinados aos usuários com pouca mobilidade, sob a apresentação de qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade conforme delibera a Constituição Federal, em seu capítulo X e artigo 39º.

 

Na fase preparatória do lançamento da Campanha, foram realizadas diversas reuniões com os setores envolvidos, e treinamentos do pessoal de operação das empresas, no sentido de poderem prestar orientações adequadas aos usuários do sistema, além do trabalho de divulgação nos interiores dos ônibus, dos terminais e das sedes das empresas do transporte, e com repercussão na imprensa. Mas, ainda assim, o setor percebe a necessidade de reforçar o bom viés da campanha.

 

SMTT se reúne com Aracajucard

 

Desta forma, na manhã desta quarta-feira, 11, em reunião com a secretária de Defesa Social, Georlize Teles, e as assessorias de comunicação da SMTT e do Setransp, o diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio, declarou o compromisso das empresas em adotarem medidas de melhor orientação aos rodoviários quanto ao respeito ao direito a gratuidade dos idosos, que sempre foi defendido pelo setor, bem como o desenvolvimento de uma melhor estrutura para aqueles que já estão optando por adquirir seu Cartão Mais Aracaju na sede da Aracajucard.

 

Como atualmente o setor encontra-se em período de recadastramento do Cartão Mais Aracaju Escolar, para evitar que idosos e estudantes continuem disputando espaço no atendimento a Aracajucard estará disponibilizando já para a partir desta quinta-feira, 12, um espaço coberto em sua sede com mais de 100 assentos para recepção e atendimento exclusivos aos idosos que desejam emitir seus cartões.  O diretor da Aracajucard também informou que os setores de recursos humanos das empresas do transporte foram convocados pelo Setransp a reorientar os motoristas e cobradores quanto ao respeito aos direitos dos idosos, e auxílio dos mesmos nos ônibus.    

 

Reafirmando, assim, seu compromisso social, de bem atender a todos os seus clientes, sem quaisquer discriminações, o setor do transporte disponibiliza ainda o telefone da Aracajucard 3045-2550 para obtenção de mais informações ou registro de reclamações. Além dos endereços online: aracajucard.com.br ou setransp-aju.com.br. 

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