Discussão do Plano Diretor tem participação de superintendente do Setransp

Setransp é homenageado com troféu Pipiri
22 de setembro de 2011
Plano Diretor é chance de sanar caos no trânsito
23 de setembro de 2011
Setransp é homenageado com troféu Pipiri
22 de setembro de 2011
Plano Diretor é chance de sanar caos no trânsito
23 de setembro de 2011

Dando prosseguimento às discussões sobre o Plano Diretor – PD – de Aracaju, na noite de ontem, dia 21, reuniram-se, no auditório da OAB/SE, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp -; Antônio Samarone, superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT -; Waldson Costa, da ONG Ciclo Urbano, Ricardo Mascarelo, membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/SE.

A mesa, presidida pelo Vereador Emmanuel Nascimento, também contou com a presença do Major Paiva, diretor de Trânsito da SMTT, dos vereadores Danilo Segundo, Nitinho, Bertulino Menezes, Evando Franca e das vereadoras Miriam Ribeiro e Simone Góis.

Abrindo as explanações da noite, Antônio Samarone destacou a importância de um Plano de Mobilidade como instrumento de orientação urbana. “Temos que construir coletivamente esse projeto que inclui uma série de fatores, tais como a forma de deslocamento de veículos, os níveis de poluição sonora e atmosférica, assim como a definição do sistema viário, ou seja, o espaço público por onde as pessoas circulam a pé ou com veículos”, destacou o superintendente da SMTT.

Para chegar a tais modelos, acrescentou Samarone, é preciso um criterioso estudo com levantamentos de campo sobre volume de tráfego, além de pesquisa de origem e destino. Todas essas análises serão fundamentais para a formulação do Plano de Mobilidade, o qual deve ficar pronto seis meses após a aprovação do Plano Diretor, acredita ele.

“Já tenho autorização do prefeito Edvaldo Nogueira para elaboração e discussão do PlanMob. O próximo prefeito de Aracaju receberá um projeto pensado, estruturalmente, para a mobilidade urbana”, ressaltou Samarone.

Na sequência, José Carlos Amâncio traçou um panorama dos problemas de mobilidade que a Aracaju enfrenta atualmente e as possíveis soluções a curto prazo. “As ruas continuam do mesmo tamanho e o número de pessoas que precisam se locomover também. Mas os meios de transporte se multiplicam, assim como os problemas de trânsito”, afirmou ele.

Tomando como exemplo a linha 200, Circular Indústria e Comércio 02, Amâncio analisou que o trajeto de 23 km deveria ser feito em 90 minutos (ida e volta), porém, no caminho, o veículo encontra 45 semáforos, 37 pontos de parada, 17 lombadas, 4 terminais de integração, 35 quebra-molas e duas linhas de trem. Desse modo, é praticamente impossível o cumprimento do itinerário dentro do tempo previsto, isso sem falar na lentidão no trânsito provocada por congestionamentos.

No quesito soluções, o superintendente do Setransp citou a substituição dos quebra-molas por lombadas eletrônicas, construção de passarelas, sincronização de semáforos, redefinição das paradas de ônibus, proibição de estacionamentos nas vias em horários comerciais, criação de faixas preferenciais para ônibus e de corredores exclusivos, reserva de espaço viário para motos e a integração dos diferentes meios de transporte.

Manifestando-se em seguida, Ricardo Mascarelo afirmou que, analisando o Plano Diretor, percebe uma estrutura confusa, solta. “O Plano Diretor deveria dar uma base para o Plano de Mobilidade. Caso contrário, eles não irão se comunicar entre si. É importante que o PD preveja vias estratégicas para o futuro”, frisou ele.

Comments are closed.

rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet lucubet rupiahbet rupiahbet rupiahbet slot mahjong rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet slot gacor rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet login rupiah bet rupiahbet lucubet berlintoto rupiahbet rupiahbet rupiahbet berlintoto lucubet rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet slot dana slot dana slot dana sbobet 2026 https://ctcertboard.org/contact-us/ https://mdri.org.vn/news/ https://cascap.ihrd.ac.in/contact rupiahbet rupiahbet rupiahbet
Acessar o conteúdo