Setransp reúne mais de 600 pessoas em mutirão de limpeza das praias
16 de setembro de 2011Política de mobilidade urbana é aprovada no Senado
19 de setembro de 2011
Liderado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – um grupo de 600 pessoas reuniu-se no sábado, dia 17, nas praias da Atalaia e da Costa, na Atalaia Nova, a fim de participar de um grande mutirão em defesa do meio ambiente, o projeto internacional Clean Up The Word.
A ação sócio-ambiental, que ocorreu simultaneamente em 125 países, de 10 às 13h, foi realizada pela primeira vez em Aracaju e no Nordeste brasileiro com tamanha relevância graças ao engajamento alcançado pelo Setransp e empresas de transporte de passageiros de Aracaju e região metropolitana – Viação Progresso, Transporte Tropical, Viação Modelo, Viação Halley, Viação Cidade de Aracaju, Viação São Pedro, Viação São Cristóvão e Viação Cidade Histórica -, junto a empresas privadas, associações de classe e órgãos públicos.
Assim, somaram-se à iniciativa e foram fundamentais para o bem sucedido resultado do evento, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT -; o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat; os Conselhos municipais e estaduais das pessoas idosas e com deficiência; a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, a Federação dos Idosos; o Sindicato das Auto Escolas; a Associação dos Motociclistas; o Detran; a Delegacia de Delitos de Trânsito; a Omin Trânsito; o Colégio Estadual Atheneu Sergipense; o Colégio Intellectus; a Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb; a Federação de Bandeirantes do Brasil; a Secretaria Municipal de Saúde, a Augustu’s Produções, o Minitrio Voyage, a Orion Serviços Marítimos, a Absoluta Eventos, a Apple Confecções, a TV Cidade, a Multiespaço, a Fazenda Boa Luz, a Transvex Cargas e Encomendas, Colégio Cena, Banco Gerador, Colégio Estadual Manoel Bonfim e Zambia Consultoria.
“Somos muito gratos a todos que se engajaram nesse projeto tão importante. Certamente, conseguimos plantar uma semente de respeito ao meio ambiente que dará bons frutos no futuro”, declara o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio. Na oportunidade, Amâncio agradeceu também o comprometimento de todos os gerentes e coordenadores do Setransp com o evento.
A dedicação e empenho dos colaboradores do sindicato também foi bastante elogiada pela coordenadora administrativa do Setransp, Karla Pinto. “O evento foi realmente um sucesso. As palavras são poucas para expressar o quanto me sinto honrada e gratificada por nosso engajamento na ação que tem como resultado o melhor aproveitamento do lixo, a conscientização e a educação das pessoas, além da conservação ambiental das praias. Ficou provado que é possível envolver a comunidade em prol de um objetivo comum. Impressionante como, mesmo debaixo de chuva, os grupos desejavam continuar o trabalho”, disse ela.
500 QUILOS
O lixo colhetado na ação foi bastante variado. A maioria dos itens catalogados foram garrafas plásticas e de vidro, latas, além de uma grande variedade de objetos menores, tais como guimbas de cigarro, pedaços de madeira, tampas plásticas e de ferro, pratos e copos descartáveis, guardanapos, papéis diversos, palitos de madeira, canudos, cacos de vidro, lâmpadas, pedaços de papelão, embalagens de bala, sacos plásticos, embalagens de alimentos e remédios, preservativos, fraldas, absorventes, brinquedos, lacres plásticos, cascas de coco, amendoim e laranja.
Todo esse material foi condicionado em sacolas biodegradavéis, totalizando aproximadamente, 67 unidades. Assim, estima-se que cerca de 500 quilos de lixo foram coletados. Porém, devido ao baixo potencial de reciclagem dos itens, a ideia inicial de enviar o material para a reciclagem não pode ser concretizada. Desse modo, todos os resíduos foram destinados à coleta comum de lixo.
AQUALUNG
Ao receber o parecer dos resultados da ação em Aracaju, primeira capital do Nordeste brasileiro a participar do Clean Up The Word, Anna Turano, do Instituto Aqualung, organizador da ação no Brasil, declarou, via e-mail, ter ficado muito feliz com a parceria firmada com o Setransp. “Estamos certos de que a parceria só tende a crescer. Agradecemos e parabenizamos a todos que fazem a diferença em prol de um mundo mais sustentável”, disse ela.