BRT foi grande trunfo nas olimpíadas 2016

Domingo de festa para a criançada
21 de outubro de 2009
Segurança e conforto nos ônibus de Aracaju
27 de outubro de 2009
Domingo de festa para a criançada
21 de outubro de 2009
Segurança e conforto nos ônibus de Aracaju
27 de outubro de 2009

O Sistema BRT foi um dos grandes trunfos do Rio de Janeiro na conquista para sediar as Olimpíadas de 2016. Segundo matéria publicada no jornal O Globo, a proposta para o setor de transportes apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) surpreendeu pelas soluções viáveis tanto em relação aos prazos quanto aos custos e eficiência. O novo sistema vai garantir transporte rápido e de alta capacidade, por meio da integração dos modais.

 

No Rio de Janeiro, o sistema BRT terá três corredores expressos para ônibus, com estações tubulares semelhantes às utilizadas em Curitiba. O setor de transportes é o que vai receber o maior investimento para a realização dos Jogos Olímpicos: quase 40% dos R$ 29 bilhões previstos. Desse total, cerca de R$ 2,6 bilhões seriam aplicados nos três sistemas de BRT.

 

Idealizador do sistema, o ex-prefeito Jaime Lerner diz que a solução não está apenas na adoção da pista exclusiva para os ônibus, mas na integração de diversos fatores, como estações, veículos, pista de rolamento e tecnologias de comunicação voltadas à melhoria da operação e à informação, e segurança do passageiro nas estações e nos veículos.

 

A implantação de linhas de BRT deve incrementar o sistema de transporte coletivo como um todo. O espaço da via deveria ser designado prioritariamente para o ônibus e só depois para o transporte individual, ressalta Lerner.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo