Terminais de integração ganham reforma e mais segurança

Visite o novo site do maisaracaju
11 de julho de 2008
SETRANSP participa de reunião da NTU em salvador
18 de julho de 2008
Visite o novo site do maisaracaju
11 de julho de 2008
SETRANSP participa de reunião da NTU em salvador
18 de julho de 2008

Sempre zelando pelo bom atendimento aos usuários, desde dezembro do ano passado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju ? SETRANSP ? vem realizando obras de recuperação nos terminais de integração da capital sergipana. Os espaços encontravam-se com problemas provocados pela ação do tempo e a atos de vandalismo.

 

Os serviços realizados envolvem pintura, troca de pias e sanitários, instalação de lixeiras, conserto de alambrados, calçadas, muros, assim como da rede de esgoto e elétrica. Todas essas intervenções foram realizadas nos terminais Minervino Fontes (Atalaia), Campus, Jornalista Fernando Sávio (Centro), D.I.A. e Leonel Brizola (Zona Oeste).

 

O resultado agrada pelo visual e proporciona conforto aos usuários do transporte coletivo. ?Isso aqui estava feio e sujo. Agora está outra coisa, muito mais agradável?, atesta a dona de casa Mara de Jesus referindo-se ao Terminal Atalaia. A estudante Camila Santos também aprovou a mudança do Terminal Campus.

 

Para ela, que circula pelo local diariamente, a área mais crítica do lugar eram os banheiros. Observando a transformação pela qual passou o local, ela sugere que, em prol da conservação, fosse feita uma espécie de ?privatização?. ?Sou a favor de ter alguém aqui, 24 horas, cuidando para que os usuários não depredem. Nem que, para isso, fosse preciso pagar uma pequena taxa, como ocorre nos terminais rodoviários interestaduais. Pelo menos, assim, teríamos banheiros sempre limpos e papel higiênico disponível?, avalia ela.

 

SEGURANÇA

Cientes dos problemas que, freqüentemente, ocorrem nos terminais de integração e preocupados em buscar soluções para os locais por onde circulam, diariamente, milhares de pessoas, o SETRANSP e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito ? SMTT ? reuniram-se, na manhã de hoje, dia 15 de julho.

 

Foram convidados para o encontro, ocorrido no auditório da SMTT, os gerentes operacionais das empresas de ônibus, fiscais, despachantes, membros da Guarda Municipal e empresas responsáveis pela segurança e pela manutenção dos equipamentos eletrônicos instalados nos terminais, a Pinheiro Vigilância e a UCP – Unidade Central de Processamento -, respectivamente.

 

Na ocasião, foram discutidos diferentes temas, tais como ajustes de função dos profissionais que atuam nos terminais, modificações na automação e adaptações no sistema de fiscalização e segurança. Antônio Samarone, superintendente da SMTT, defendeu a idéia de uma atuação mais rígida da polícia nos terminais.

 

Ele acredita que quando começarem a ocorrer prisões de pessoas que promovem a depredação do patrimônio público e que possuem condutas impróprias, problemas dessa natureza começarão a diminuir. ?As prisões servirão de exemplo, pois acabará a certeza da impunidade?, acredita o superintendente da SMTT.   

 

Além de um policiamento mais ostensivo, os terminais estão sendo dotados de câmeras em toda a sua extensão.  ?O equipamento já começou a ser instalado e novos aparelhos estão sendo aguardados a fim de monitorar todos os terminais?, informou o superintendente do SETRANSP José Carlos Amâncio.

 

INVESTIMENTO

Todo esse investimento está sendo feito pelos empresários no sentido de oferecer um serviço cada vez mais qualificado ao usuário do transporte público, que é o principal cliente do sistema. ?O SETRANSP está investindo na recuperação dos terminais porque, assim como nós, quer um setor operando bem. Os empresários poderiam não se envolver com isso, já que não é papel deles e sim do poder público. Porém, estamos trabalhando juntos. Somos parceiros?, frisou o superintendente da SMTT.

 

Samarone chamou a atenção ainda para o caráter essencial do transporte público para a sociedade. ?É de extrema importância para uma cidade, tal qual ao serviço prestado por um pronto-socorro?, declarou ele reforçando a necessidade de todos os envolvidos no sistema se empenharem ao máximo para que ele funcione de forma satisfatória.

 

Para Amâncio, as motivações que suscitaram a reunião já sinalizam para a ocorrência de mudanças positivas. ?Reunir o poder público e o setor privado para discutir melhorias para o sistema de transporte é bastante relevante. É trabalhando junto que alcançaremos os resultados almejados?, destacou o superintendente do SETRANSP.   

 

 

 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo