NTU lamenta descaso com o transporte público

Prefeitura e SETRANSP lançam hoje cartão mais Aracaju vale-transporte
6 de maio de 2008
Chegou o Mais Aracaju vale-transporte urbano
8 de maio de 2008
Prefeitura e SETRANSP lançam hoje cartão mais Aracaju vale-transporte
6 de maio de 2008
Chegou o Mais Aracaju vale-transporte urbano
8 de maio de 2008

O aumento do preço do óleo diesel nas refinarias, em vigor da sexta-feira, dia 2, vai afetar diretamente os sistemas de transportes públicos em todo o Brasil. Com a decisão da Petrobras de elevar o valor do litro do diesel, haverá um aumento real de 8,8% no valor do combustível nas bombas. Sem o subsídio do governo federal, qualquer aumento no preço do diesel reflete no preço das passagens dos ônibus, sobrecarregando a população de baixa renda – os usuários que mais necessitam do sistema.

 

Além dos possíveis reajustes nas tarifas dos transportes coletivos, a medida vem com uma carga de benefícios ao transporte individual. Isso porque o governo buscou compensar o reajuste da gasolina com um desconto correspondente em impostos e zerou o aumento nas bombas. No caso do óleo diesel, não houve a mesma sensibilidade. Ao subsidiar o preço da gasolina, o país incentiva o uso do transporte individual, superlotando as vias urbanas com automóveis de maneira descontrolada, e continua na contramão das políticas internacionais.

 

O modelo europeu, por exemplo, dá um alto subsídio ao transporte público e impõe uma taxação altíssima para a gasolina. O resultado é animador: nas capitais européias, cerca de 70% das pessoas vão ao trabalho de ônibus ou metrô. A política de prioridade ao transporte coletivo também resulta no fim dos congestionamentos e dos gastos de energia e de tempo decorrentes do excesso de veículos nas ruas.

 

Diante da preocupação com a população de baixa renda, que já arca com os repasses das gratuidades, e da falta de prioridade ao transporte coletivo urbano, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU – encaminhou nesta sexta-feira uma carta ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, solicitando a implantação das medidas de desoneração dos custos do sistema de transporte público urbano. A proposta de desoneração conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos e da Frente Parlamentar do Transporte Público no Congresso Nacional.

Fonte: NTU 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo