Bilhetagem eletrônica já contempla pessoas com deficiência física

Corais animam terminais de integração com músicas natalinas
19 de dezembro de 2007
SETRANSP proporciona natal mais feliz a crianças carentes
26 de dezembro de 2007
Corais animam terminais de integração com músicas natalinas
19 de dezembro de 2007
SETRANSP proporciona natal mais feliz a crianças carentes
26 de dezembro de 2007

Hoje pela manhã, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira e os empresários do setor de transportes de Aracaju participaram de uma solenidade muito especial. No auditório do sistema Sest-Senat, eles fizeram a entrega dos primeiros 15 cartões Mais Aracaju Especial, benefício que dará às pessoas com deficiência física, em Aracaju, a oportunidade de utilizar o transporte coletivo sem restrições.

 

Em mais essa importante etapa da bilhetagem eletrônica na capital sergipana, serão distribuídos, gratuitamente, mais de 6 mil cartões. O investimento dos empresários do setor visa promover mais qualidade de vida e cidadania aos usuários de ônibus que sejam portadores de qualquer tipo de deficiência física. Isso porque poderão passar pela catraca e dispor de todo espaço interno do ônibus, conforme ressalta José Carlos Amâncio, superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju ? SETRANSP.

 

O prefeito Edvaldo Nogueira definiu a ocasião como um momento de grande contentamento pessoal. ?Estar cumprindo um compromisso do meu governo me deixa muito feliz. Não é mais tempo de as pessoas com deficiência física serem deixados à margem da sociedade. Eles precisam ser tratados de igual para igual. Cabe a nós criarmos condições para que eles possam desempenhar sua função social?, declarou ele destacando que a realização de mais esse projeto não teria sido possível sem a colaboração dos empresários do setor de transportes.

 

Destacando os benefícios da bilhetagem eletrônica, o prefeito frisou uma maior facilidade de acesso ao transporte, visto que os usuários não necessitam mais esperar pelo troco na catraca. Edvaldo também falou do aumento da segurança para os passageiros e funcionários das empresas, pois a tendência são os ônibus circularem com cada vez menos dinheiro, o que inibe os assaltos. Já o cartão Especial, segundo ele, fará com que os deficientes físicos tenham, de fato, os mesmos direitos que qualquer outro usuário do transporte público.

 

Para os empresários Lauro Teixeira Menezes, proprietário do Grupo Bomfim, e Adierson Monteiro, diretor-presidente do SETRANSP e proprietário da Viação Progresso, a entrega dos cartões é o resultado de um compromisso assumido entre o poder público e iniciativa privada com a qualidade de vida da população aracajuana. ?Essa solenidade faz parte do projeto global da automação do sistema de transporte de Aracaju e prova a nossa preocupação com a inclusão social?, destacou Adierson. ?Nós, empresários, estamos sensíveis com a necessidade de colaborar com a acessibilidade das pessoas com deficiência física. Além disso, o cartão nos ajuda a ter um controle maior sobre a utilização dos nossos serviços?, observa Lauro.

 

Para o presidente do Conselho Estadual do Direito das Pessoas com Deficiência de Sergipe, Cláudio Brito, os cartões são a conquista do direito de ir e vir das pessoas com deficiência.  Aguardando novidades pela frente, ele acredita que entre 2008 e 2014 muitas outras coisas boas estarão ocorrendo para essa parcela da população. ?A partir do ano que vem, nenhum ônibus será fabricado sem as devidas adaptações nas portas. Até 2014 todos os veículos devem ser modificados em todo país?, informa Claúdio.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo