Rejeitada a regulamentação do mototáxi

Prefeitura de Aracaju anuncia vencedores da promoção “Os Dez Mais”
12 de novembro de 2007
SETRANSP disponibiliza de estacionamento privativo
19 de novembro de 2007
Prefeitura de Aracaju anuncia vencedores da promoção “Os Dez Mais”
12 de novembro de 2007
SETRANSP disponibiliza de estacionamento privativo
19 de novembro de 2007

Nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, a Comissão de Viação e Transporte ? CVT ? da Câmara dos Deputados rejeitou, por 17 votos a 12, o parecer do relator, deputado Federal Affonso Camargo (PSDB/PR), sobre o Projeto da Lei nº. 6.302/2002 que regulamenta o serviço do mototáxi e motofrete.

 

A proposta do relator do relator foi confrontada com o voto substitutivo do deputado Federal Mauro Lopes (PMDB/MG) que permite apenas a regulamentação do motofrete. O deputado Mauro Lopes entendia que o projeto abrangia duas atividades distintas: o transporte de passageiros e o transporte de mercadorias. Ao regulamentar o serviço de mototáxi como serviço público, o esmo deveria atender a uma série de exigências legais para que pudesse ser ofertado à coletividade.

 

 Exigências como direitos dos usuários, fiscalização eficaz e, principalmente, obrigatoriedade de oferta de serviço adequado, conforme determina a Lei Federal nº. 8987/1995 ? Lei Geral de Concessões. Por outro lado, o veículo a prestar este tipo de serviço (conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 107) deve atender aos requisitos de segurança, higiene e conforto, que não é o caso das motocicletas. Mauro Lopes ressaltou o risco deste meio de transporte, constatado em cidades que possuem este tipo de serviço regulamentado, que apresentam altos índices de mortalidade.

 

O parecer de Affonso Camargo foi rejeitado pela CVT por votos 17 votos contrários e 12 votos favoráveis ã aprovação de regulamentação. Votaram contrários os deputados Federais: Aline Correa (PP/SP), Arnaldo Jardim (PPS/SP), Beto Albuquerque (PSB/SP), Carlos Zaranttini (PT/SP), Chico da Princesa (PR/PR), Devanir Ribeiro (PT/SP), Paulo César (PR/SP), Fernando Chucre (PSDB/SP), Hugo Leal (PSC/RJ), Jilmar Tatto (PT/SP), João Magalhães (PMDB/MG), José Santana de Vasconcellos (PR/MG), Jurandy Loureiro (PSC/ES), Marcos Maia (PT/RS), Mauro Lopes (PMDB/MG), Nelson Bornier (PMDB/RJ) e Ricardo Barros (PP/PR).

 

Após este resultado foi colocado em votação o substitutivo do deputado Mauro Lopes que foi aprovado por 25 votos a zero.

Esta votação é uma vitória para o setor de transporte público urbano, resultado do trabalho institucional intenso realizado pela NTU, como o apoio de todas as entidades filiadas e da diretoria geral da NTU.

 

Fonte: NTU ? Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

 

 

 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo