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2 de março de 2017Capitais e cidades brasileiras depositaram nas vias exclusivas para o transporte coletivo suas expectativas para iniciar o processo de uma melhor fluência do trânsito, e deu certo. As faixas para ônibus passaram a ser consideradas por especialistas em trânsito como sinônimo de mobilidade urbana, uma vez que distribui de forma justa as vias públicas favorecendo a maioria da população que tem o ônibus como principal veículo de tráfego cotidiano. As faixas exclusivas, principalmente quando fiscalizadas nos horários de pico, só contribuem para o aprimoramento do tráfego, tendo em vista que um automóvel leva 1,4 pessoas enquanto um ônibus transporta 70% do fluxo na cidade.
Os usuários do transporte público que testificam a redução do tempo de viagem no ônibus em quase 40% com o uso das faixas exclusivas destacam a sua necessidade para a mobilidade urbana. “Eu sou favorável as vias com certeza. Os ônibus precisam de acessibilidade. Com as faixas exclusivas eu chegava mais cedo em casa e no trabalho também”, disse o trabalhador Eder Santos, cobrando fiscalização para o uso das faixas exclusivas. Para o estudante Patrick Oliveira, “o mais importante é pensar no coletivo e não na vontade individual de poucos. Apesar de alguns acharem ruim o projeto é melhor para quem anda de ônibus e a maioria da população anda de ônibus. Sou favorável a continuidade sim, para que a maioria saia ganhando”, frisou ele.
Ascom Setransp