Assaltos a ônibus são inibidos por abordagens das polícias e GMA

Faixas exclusivas são sinônimo de mobilidade urbana
24 de fevereiro de 2017
Vizinho ao SENAI: Recadastramento e cadastramento das pessoas com deficiência
3 de março de 2017
Faixas exclusivas são sinônimo de mobilidade urbana
24 de fevereiro de 2017
Vizinho ao SENAI: Recadastramento e cadastramento das pessoas com deficiência
3 de março de 2017

Os assaltos a ônibus caíram na capital sergipana de 188 para 78 ocorrências.  O encaminhamento dos registros das câmeras instaladas nos coletivos pelas empresas foi fundamental. Mas a operação realizada pela Guarda Municipal de Aracaju denominada Terminal Seguro reforçou sobremaneira o patrulhamento dos terminais de integração da capital. 


Para o diretor da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Mendonça,  os grupamentos  especiais da corporação estão sendo empregados na operação. Estão atuando os grupamentos de Rondas da Capital (Rondac), Grupo Tático Operacional Especializado de Moto Patrulhamento (GEM) e Ronda dos Mercados (Rondam), informou Fernando. Ele diz ainda que 30 guardiões estão sendo utilizados na operação.


Contando com grande apoio das empresas de ônibus, e um reforço do patrulhamento que já vinha sendo realizado pelo Rondac, nos últimos nove meses, a operação apreendeu seis armas de fogo, cinco simulacros (imitação de armas de fogo), cerca de 180 armas brancas, além de drogas como maconha, crack e cocaína. O resultado foi positivo com a diminuição dos índices de criminalidade nos terminais de integração e seus arredores, observa o comandante da GMA. 


Para as empresas de ônibus, a ação conjunta entre a GMA, forças policiais e o setor do transporte é de grande importância. O diretor Operacional da Viação Atalaia, Emanuel Lima, afirma que a ação integrada é, sem dúvida, um grande avanço contra a criminalidade que ameaça o trasporte coletivo em Aracaju. As empresas vem atuando como parceiras, melhorando sempre a imagem das câmeras enviando as imagem para o Ciosp e PM, inibindo os assaltos, comentou Emanuel. 


Na visão do diretor operacional da empresa Modelo, Hector Raul, o resultado das abordagens nos ônibus tem sido bastante favorável. A Polícia Militar tem feito abordagens constantes nos finais de linha, e isso tem trazido um resultado muito positivo porque o passageiro já na saída do carro está se sentindo mais seguro. Isso traz de volta o passageiro para o ônibus. E, em contrapartida, as empresas estão melhorando a qualidade das câmeras, reposicionando-as, e ainda agilizando a passagem das informações para a Polícia Civil que é quem faz o trabalho investigativo. Sobretudo, a abordagem intensificada das polícias aos ônibus está inibindo muito a ação dos meliantes porque em qualquer ônibus e a qualquer momento a polícia pode estar ali atuando, e é isso que tem feito até acontecerem muitas apreensões em flagrante. É a união de estratégias positivas pensando na segurança do passageiro de ônibus, frisou o diretor da Modelo.

As informações da Guarda Municipal, atestam que o número de roubos a ônibus reduziu  em 59% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo a melhor marca dos últimos quatro anos. Para o tenente coronel Vivaldi, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital,  a espectativa  é obter resultados ainda melhores em um futuro próximo.

 

Ascom Setransp

 

Comments are closed.

Pular para o conteúdo