Viação Atalaia conquista certificação internacional de excelência na qualidade dos serviços e preservação do meio ambiente

Colaboradores da Viação Atalaia participam de ato solidário para doação de sangue
15 de maio de 2024
Empresas de ônibus promovem ações de conscientização alusivas à campanha do Maio Amarelo
20 de maio de 2024
Colaboradores da Viação Atalaia participam de ato solidário para doação de sangue
15 de maio de 2024
Empresas de ônibus promovem ações de conscientização alusivas à campanha do Maio Amarelo
20 de maio de 2024

Com apenas dez anos de serviço, a Viação Atalaia recebe certificados nas normas ISO, preenchendo os requisitos de qualidade e gestão ambiental

A Viação Atalaia, empresa que integra o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), obteve a certificação das normas ISO 9001 e ISO 14001, atestando o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma ABNT internacional de padronização de processos, produtos ou serviços. A certificação valida o compromisso do setor de transporte e reforça aos passageiros a responsabilidade e preocupação em oferecer um serviço, cada vez mais, qualificado e sustentável.

“Os certificados não apenas reforçam nosso compromisso com a qualidade e a gestão ambiental, como também destacam o empenho de toda equipe em atender e superar padrões. A conquista significa que estamos, constantemente, buscando maneiras de aprimorar nossos serviços, respeitando os passageiros e implementando melhorias contínuas”, destaca a presidente do Setransp, Raissa Cruz.

Segundo o diretor da Viação Atalaia, Emmanuel Lima, o processo de conquista da certificação foi bastante desafiador mas, acima de tudo, gratificante. “O certificado é o reconhecimento final de todo o trabalho realizado diariamente na organização”, explica ele.

Emmanuel complementa salientando que “esta conquista é gratificante para todos os colaboradores, já que todos contribuem para a melhoria contínua no setor de transportes. Além disso, estimula o engajamento da equipe em oferecer, cada vez mais, um serviço de excelência ao passageiro”.

Tipos de normas ISO

A ISO 9001 refere-se ao Sistema de Gestão da Qualidade, enfocando a padronização dos processos, enquanto a ISO 14001 trata do Sistema de Gestão Ambiental, visando à preservação do meio ambiente.

Para obter o certificado ISO 9001, a Viação Atalaia demonstrou a implementação de um sistema de gestão de qualidade, o comprometimento com a melhoria contínua dos processos, a conformidade com os requisitos dos passageiros e as normas legais aplicáveis, além de realizar monitoramento e medição regular do desempenho da gestão qualitativa.

Já no caso do ISO 14001, a empresa levou em consideração os aspectos ambientais durante a prestação do serviço, estabelecendo objetivos e metas de desempenho e implementando medidas para mitigar a emissão de partículas sólidas. Além disso, demonstrou o compromisso com a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis. Também realizou monitoramento, medição, análise e avaliações regulares dos ônibus sob a perspectiva ambiental.

“Essas certificações indicam melhores práticas a serem seguidas através do monitoramento de alguns indicadores chaves que buscam a satisfação dos passageiros, segurança nas operações, diminuição dos desperdícios e facilidades na tomada de decisão. Isso tudo permite criar uma cultura de melhoria contínua, que reflete nos serviços prestados para à população”, explica o gerente de manutenção da Viação Atalaia, Anderson Vieira.

Ele destaca ainda que “em relação ao ISO 14001, os benefícios vão muito além dos muros da empresa. Em parceria com o programa Despoluir, do Sest Senat e da Confederação Nacional dos Transportes, podemos monitorar os veículos da frota e garantir menor emissão de poluentes. Além disso, buscamos constantemente a redução do uso de recursos naturais como água, combustíveis fósseis e energia elétrica. Também destinamos corretamente os resíduos gerados pelos ônibus”.

O gerente de manutenção conclui dizendo que “a Viação Atalaia busca sempre a utilização através de logística reversa de algumas peças e equipamentos. Os materiais que podem ser reciclados são destinados às recicladoras, ou até mesmo cooperativas. Assim, geramos renda para a comunidade local, além de contribuir para minimizar o efeito estufa”.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo