Colaboradores da Viação Atalaia participam de ato solidário para doação de sangue
15 de maio de 2024Empresas de ônibus promovem ações de conscientização alusivas à campanha do Maio Amarelo
20 de maio de 2024Com apenas dez anos de serviço, a Viação Atalaia recebe certificados nas normas ISO, preenchendo os requisitos de qualidade e gestão ambiental
A Viação Atalaia, empresa que integra o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), obteve a certificação das normas ISO 9001 e ISO 14001, atestando o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela norma ABNT internacional de padronização de processos, produtos ou serviços. A certificação valida o compromisso do setor de transporte e reforça aos passageiros a responsabilidade e preocupação em oferecer um serviço, cada vez mais, qualificado e sustentável.
“Os certificados não apenas reforçam nosso compromisso com a qualidade e a gestão ambiental, como também destacam o empenho de toda equipe em atender e superar padrões. A conquista significa que estamos, constantemente, buscando maneiras de aprimorar nossos serviços, respeitando os passageiros e implementando melhorias contínuas”, destaca a presidente do Setransp, Raissa Cruz.
Segundo o diretor da Viação Atalaia, Emmanuel Lima, o processo de conquista da certificação foi bastante desafiador mas, acima de tudo, gratificante. “O certificado é o reconhecimento final de todo o trabalho realizado diariamente na organização”, explica ele.
Emmanuel complementa salientando que “esta conquista é gratificante para todos os colaboradores, já que todos contribuem para a melhoria contínua no setor de transportes. Além disso, estimula o engajamento da equipe em oferecer, cada vez mais, um serviço de excelência ao passageiro”.
Tipos de normas ISO
A ISO 9001 refere-se ao Sistema de Gestão da Qualidade, enfocando a padronização dos processos, enquanto a ISO 14001 trata do Sistema de Gestão Ambiental, visando à preservação do meio ambiente.
Para obter o certificado ISO 9001, a Viação Atalaia demonstrou a implementação de um sistema de gestão de qualidade, o comprometimento com a melhoria contínua dos processos, a conformidade com os requisitos dos passageiros e as normas legais aplicáveis, além de realizar monitoramento e medição regular do desempenho da gestão qualitativa.
Já no caso do ISO 14001, a empresa levou em consideração os aspectos ambientais durante a prestação do serviço, estabelecendo objetivos e metas de desempenho e implementando medidas para mitigar a emissão de partículas sólidas. Além disso, demonstrou o compromisso com a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis. Também realizou monitoramento, medição, análise e avaliações regulares dos ônibus sob a perspectiva ambiental.
“Essas certificações indicam melhores práticas a serem seguidas através do monitoramento de alguns indicadores chaves que buscam a satisfação dos passageiros, segurança nas operações, diminuição dos desperdícios e facilidades na tomada de decisão. Isso tudo permite criar uma cultura de melhoria contínua, que reflete nos serviços prestados para à população”, explica o gerente de manutenção da Viação Atalaia, Anderson Vieira.
Ele destaca ainda que “em relação ao ISO 14001, os benefícios vão muito além dos muros da empresa. Em parceria com o programa Despoluir, do Sest Senat e da Confederação Nacional dos Transportes, podemos monitorar os veículos da frota e garantir menor emissão de poluentes. Além disso, buscamos constantemente a redução do uso de recursos naturais como água, combustíveis fósseis e energia elétrica. Também destinamos corretamente os resíduos gerados pelos ônibus”.
O gerente de manutenção conclui dizendo que “a Viação Atalaia busca sempre a utilização através de logística reversa de algumas peças e equipamentos. Os materiais que podem ser reciclados são destinados às recicladoras, ou até mesmo cooperativas. Assim, geramos renda para a comunidade local, além de contribuir para minimizar o efeito estufa”.