Setor de Transporte e Segurança lançam campanha contra a Importunação Sexual

TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO SERÁ GRATUITO PARA ARACAJU E REGIÃO METROPOLITANA NESTE DOMINGO DE ELEIÇÃO
28 de outubro de 2022
Setores de transporte e segurança lançam atualização de campanha contra a Importunação Sexual no Transporte Coletivo
4 de novembro de 2022
TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO SERÁ GRATUITO PARA ARACAJU E REGIÃO METROPOLITANA NESTE DOMINGO DE ELEIÇÃO
28 de outubro de 2022
Setores de transporte e segurança lançam atualização de campanha contra a Importunação Sexual no Transporte Coletivo
4 de novembro de 2022

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros em Aracaju (Setransp), em união com as autoridades de segurança de nosso Estado e outras instituições, retoma a campanha contra a Importunação Sexual no Transporte Público Coletivo. O lançamento da campanha será feito em coletiva para imprensa nesta sexta-feira, 4, no Acadepol, às 8h30.

Mas o que é Importunação Sexual? É um crime grave contra a liberdade sexual, em que se pratica um ato libidinoso (que tem o objetivo de satisfação sexual) na presença de alguém, sem a sua autorização. Por exemplo, apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se, ejacular em público, e até falar certas coisas.

São situações absurdas que acontecem todos os dias no Brasil.  E um levantamento feito pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), mostrou que 45% das mulheres brasileiras já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público. Ao mesmo tempo, apenas 5% dos homens admitem já terem praticado a importunação sexual.

A pesquisa também mostrou que além de terem seus corpos violados, 41% das mulheres já foram xingadas ou agredidas por dizerem não a alguém que tinha interessa nelas; 32% afirmam que sofreram importunação ou assédio sexual no transporte público e 31% foram vítimas de tentativa ou abuso sexual.

Diante deste cenário, o Setransp se reúne com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Comando da Capital, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o Sest Senat Aracaju, a SMTT Aracaju (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), o Ministério Público de Sergipe (MPE-SE), a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (SINTTRA), com a Aracajucard, o Programa Ambiental Despoluir e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetralse) para explicar a abordagem da nova campanha.

Além de manter cursos de prevenção aos motoristas em casos de importunação sexual, a campanha renovará a aplicação de adesivos com números informativos nos ônibus, busdoors, cartazes, panfletos e também a comunicação no Pré-Caju, prévia carnavalesca em Sergipe, destacando a importância do respeito ao outro em espaços públicos.

Raissa Cruz, superintendente do Setransp, explica que fortalecer o diálogo sobre Importunação Sexual trará uma mensagem de que o respeito é um dever diário e as pessoas precisam estar comprometidas com o tema, pelo bem-estar geral. 

“Infelizmente, temos diversos casos no Brasil, mas desde 2018, as empresas do setor de Transporte Público em Aracaju e Região Metropolitana, têm se unido a diversos órgãos para promover conscientização. Nossos colaboradores não só recebem instruções, como também cursos de como ajudar as pessoas em situações como essas, graças à parceria com o Sest Senat Aracaju. Além disso, o comprometimento dos setores de Segurança Pública com a população, traz ótimos resultados e eu não falo apenas da redução de assaltos, mas de ter uma atuação tão persistente, a ponto de conseguirmos intervir em diversos casos evitando números maiores”, informa a superintendente.

Na coletiva, todas as representações das instituições parceiras estarão presentes para falar com a imprensa sobre sua atuação contra a importunação que não se dará apenas na campanha conjunta, mas em ações integradas para inibir esses casos.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo