Líquido serve de simulação da contaminação do Coronavírus através do dinheiro

Setransp afirma que Cittamobi pode ajudar passageiros a evitarem deslocamento em horários de pico
1 de fevereiro de 2021
Nota de Pesar
10 de fevereiro de 2021
Setransp afirma que Cittamobi pode ajudar passageiros a evitarem deslocamento em horários de pico
1 de fevereiro de 2021
Nota de Pesar
10 de fevereiro de 2021

Setransp tem realizado campanhas de incentivo ao uso do cartão  eletrônico no ônibus para evitar contágio com dinheiro

Dentre as maneiras de combater o vírus da Covid-19 no dia a dia, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Aracaju (Setransp) direciona o não uso de dinheiro no Transporte Público Coletivo. Foi comprovado que cédulas ou moedas são capazes de contaminar rapidamente uma pessoa, afinal o dinheiro roda de mãos em mãos, e concentra o vírus em sua superfície por até cinco dias, segundo infectologistas.

Com o intuito de demonstrar meios de prevenção, o Setransp traz para a Capital um experimento com um líquido ultravioleta. Imperceptível ao olho nu, o líquido se colocado nas cédulas de dinheiro simula como funciona o contágio de vírus e bactérias com o repasse de moedas e notas dentro dos ônibus ou no comércio em geral.

No vídeo apresentado com o experimento feito em Maceió (AL), é possível ver um passageiro, que ao entregar uma nota de dinheiro ao cobrador poucos minutos depois a mesma é repassada a outro, demonstrando, com isso, a fácil circulação do vírus entre as pessoas que tiveram acesso à nota contaminada.

Em Aracaju, apesar do sistema  Transporte Público Coletivo dispor da  bilhetagem eletrônica há mais de dez anos, ainda é notório a quantidade de cédulas dentro dos veículos. Quase 30% do número de passageiros utilizam dinheiro no ônibus.

O Setransp convida a imprensa para testar o experimento para levar à sociedade a conscientização quanto a importância de se prevenir substituindo o uso do dinheiro pelo cartão no transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo