Passageiros de ônibus contestam possibilidade de ausência das faixas exclusivas

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Faixas exclusivas garantem redução do tempo dos passageiros nos ônibus em seus deslocamentos

 

A implantação das faixas exclusivas para minimizar o trânsito caótico de Aracaju dando prioridade aos ônibus do transporte público, que são responsáveis pelo tráfego da maioria da população, pode estar em risco. O Ministério Público Estadual solicitou na Justiça a retirada das placas que indicam faixas exclusivas para que os motoristas de carro possam ocupar toda via livremente, inclusive no espaço até então demarcado para os ônibus. No entanto, para aqueles que usam o transporte coletivo essa medida não parece interessante. 

Dona Maria Graça, 50 anos, questionada a respeito, soltou uma indagação seguida de comentários: “e vai voltar tudo o que era antes, aquele trânsito difícil? Eu não concordo não. Com a faixa eu saio de casa faltando 15 para às duas da tarde para entrar no meu trabalho, pego 080 e chego ao trabalho às 14h. E olhe que eu moro no DER, na Maranhão e tenho que descer no Terminal do Dia para pegar outro. Quando eu pego uma linha que não passa pela faixa eu levo uns 45 minutos, por exemplo, com o Piabeta/DIA. Mas nos pontos da faixa em não demoro 5 minutos que já chega logo o 080”, frisou a assistente jurídico ouvida nas proximidades do Terminal DIA. 

Já a comerciária Silvia dos Santos, de 26 anos, enquanto aguardava seu transporte no Terminal do Mercado, defendeu que deveria haver mais faixas exclusivas. “Eu sentia dificuldade para chegar no horário ao trabalho e ao retornar para casa também passava um longo tempo em engarrafamentos. Existem muito mais gente usando ônibus, então deveriam existir é muito mais faixas. Eu achei perfeita essa linha exclusiva, foi de grande ajuda. O que tem de ser melhorado é a educação dos motoristas de carros particulares que invadem a via. Mas ficou bem mais fácil transitar, os ônibus cumprem horário. Eu saio do Marcos Freire II às 6h e chego tranquila ao centro”, disse ela.

Ainda ouvindo quem usa ônibus, no Terminal do Marcos Freire, o estudante de Administração, Marcelo Ribas Medeiros, disse que as vias exclusivas já deveriam existir a mais tempo e que “esse foi um grande passo em direção a um trânsito mais organizado e humano” na Grande Aracaju. “Para mim é ótimo. Vou relaxado pela Beira Mar e desço próximo à universidade. Os ônibus fluem mais rápido, isso é uma medida que já está mais do que aprovada em capitais maiores e Aracaju não podia ficar para trás. Na verdade, todos ganham, não só os passageiros de ônibus, porque o trânsito flui e assim as pessoas conseguem manter seus horários e compromissos. Torço agora para que o projeto ganhe toda a estrutura que merece”, disse o estudante e usuário diário de ônibus, cobrando a continuação de projetos de uma melhor estrutura para o transporte público.

Mobilidade com as faixas exclusivas 

Em uma via utilizada por 900 carros podem ser transportados por hora até 1,3 mil pessoas, e se nessa mesma via o transporte estivesse sendo feito apenas por ônibus teríamos 13,5 mil pessoas transportadas. Será que, então, o entendimento de que ‘a igualdade nem sempre é justa’ também não se aplica ao transporte público quando nos referimos ao compartilhamento das vias? Certamente sim. A implantação de faixas exclusivas foi uma eficiente opção defendida por aqueles que pensam a mobilidade urbana na intenção de partilhar as ruas das cidades, onde todos tenham direito à locomoção. As capitais brasileiras e as principais cidades adotaram as faixas, e, com isso, estão garantindo a prioridade no sistema viário ao transporte coletivo, aumentando a velocidade operacional e reduzindo o tempo de permanência nos ônibus dos passageiros em seus deslocamentos – mais de 270 mil pessoas circulando por dia só em Aracaju e região metropolitana. 

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