Empresas de ônibus conscientizam passageiros contra o Aedes Aegypti

Em dez dias, 16 ônibus foram alvos de vandalismo
16 de dezembro de 2015
Nota sobre a planilha de custos do transporte público de Aracaju e região metropolitana
21 de dezembro de 2015
Em dez dias, 16 ônibus foram alvos de vandalismo
16 de dezembro de 2015
Nota sobre a planilha de custos do transporte público de Aracaju e região metropolitana
21 de dezembro de 2015
As empresas do transporte público iniciaram nesta segunda-feira, 14, no Terminal DIA a campanha de conscientização “Mobilize-se Contra o Mosquito Aedes Aegypti. Coordenada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), uma comissão de quinze representantes das empresas de ônibus, estão visitando durante esta semana os terminais de integração para alertar os usuários do transporte sobre como combaterem os focos do mosquito e os sintomas das principais doenças causadas por ele – Dengue, Chinkungunya e Zica Vírus.  As empresas já estão atentas nas garagens de ônibus, conscientizando seus colaboradores, contra o Aedes Aegypti, e agora levam essa ação aos terminais com o intuito de atingir os mais de 230 mil passageiros que circulam diariamente pelo transporte público de Aracaju e região metropolitana.
 
“É importante que toda a sociedade esteja engajada na luta contra esse mosquito. Esperamos até que essa iniciativa das empresas de ônibus seja adotada por outros setores, porque questões relativas à saúde pública devem ser de preocupação coletiva. Com essa ação de conscientização de combate ao Aedes Aegypti, acreditamos que aquilo que as empresas de ônibus já estão fazendo internamente os passageiros podem ser alertados a fazer o mesmo em suas casas”, frisou o doutor Carlos Bruno, médico do trabalho da empresa Atalaia Transportes, um dos membros da comissão da campanha Mobilize-se Contra o Aedes Aegypti.
 
Também integrante da comissão, a gerente de Gestão de Pessoas da Empresa Tropical Transportes, Vanessa Mitidieri, falou dos pontos de ação dessa campanha: “em todos os terminais, nas catracas, estarão sendo distribuídos panfletos informativos sobre como combater os focos do Aedes Aegypti e quais os sintomas das doenças que ele tem causado; a comissão da campanha estará visitando os terminais para conversar com a população e reforçar a divulgação; em todos os ônibus serão afixados os cartazes de conscientização; e continuaremos alertando internamente aos colaboradores sobre o combate ao mosquito. Se somarmos forças, acreditamos, sim, que podemos vencê-lo”, disse ela.
 
Para a pensionista Maria de Lourdes, essa conscientização é importante para frisar à população que o combate à Dengue, Chinkungunya e o Zica Vírus é responsabilidade de todos. “Achei um máximo a atuação das pessoas aqui no Terminal (DIA) espalhando essas informações, porque passam muitas pessoas por aqui o tempo todo. Precisamos divulgar esse alerta cada vez mais, cuidar das nossas casas e bater na porta dos vizinhos para avisá-los também. Todos sabem que não se pode deixar água parada, mas muitas vezes não tomam precauções. Eu, por exemplo, conheço diversas pessoas que foram vitimas do mosquito. Então, espero que essa campanha e outras ajudem a alertar aqueles que não se atentaram ainda para essa guerra que estamos enfrentando na saúde em nosso estado e país”, frisou ela.
 
A comissão do Mobilize-se Contra o Aedes Aegypti visita ainda durante esta semana os Terminais Fernando Sávio, Atalaia, Maracaju, Mercado e Leonel Brizola.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo