Cadastramento escolar agora também é feito pela internet
15 de fevereiro de 2013Recadastramento do cartão escolar já começou
18 de fevereiro de 2013O reajuste anual da tarifa do transporte público de Aracaju ainda está em análise na Superintendência Municipal de Tranporte e Trânsito. Está prevista para próxima semana a reunião entre a SMTT e o Sindicato das Empresas de Tranporte Público de Aracaju (SETRANSP), onde deve ser apresentada a posição da prefeitura a cerca da nova passagem de ônibus. Segundo o Setransp, que aguarda esse posicionamento, a revisão da tarifa é amparada pelo artigo 242 da Lei Orgânica do Município, e para este ano a necessidade de reajuste é de 11%, isso de acordo com os cálculos feitos a partir da planilha de custos.
Esse reajuste apresentado pelo Setransp tenta equilibrar a situação da tarifa que já está em defasagem, porque ao longo dos anos não foi conferida com base as necessidades apresentadas nos cálculos e no ano passado ainda não foi reajustada. Então esperamos que a prefeitura pondere isso este ano. Porque a tarifa inadequada continua onerando o sistema e isso só prejudica a qualidade do serviço, enfatizou o superintendente do Setransp José Carlos Amâncio.
De acordo com ele, nesse momento, o sistema do tranporte na capital já está sofrendo as consequências do desiquilibrio tarifárico. E reajustes como o preço do combustível e do salário dos rodoviários devem implicar ainda mais na planilha de custos. O sistema do tranporte público precisa ser valorizado como um serviço público que é. As empresas apenas prestam o serviço e cumprem anualmente os reajustes salariais e de impostos, mas precisam que o Município dê as condições necessárias para que o sistema opere, disse Amâncio, sustentando ainda que a Lei Orgânica do Município deixa claro que o equilíbrio financeiro-econômico dos serviços do transporte coletivo devem ser assegurados pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema. Esperamos então que este ano a lei seja exercida.