Lei federal autoriza criação de pedágio urbano
10 de janeiro de 2012Presidente do Conselho Diretor da NTU fala da Política de Mobilidade
11 de janeiro de 2012Atualmente com 77 colaboradores, o Setransp preocupa-se em avaliar, periodicamente, o grau de satisfação do seu pessoal. Em 2011, a pesquisa de clima organizacional demonstrou que a maioria do quadro de colaboradores está satisfeita com todos os quesitos investigados, tais como rotinas de trabalho, salário, oportunidades de treinamentos, relação com o chefe e colegas de trabalho.
Com um perfil de colaboradores que são, em sua maioria, mulheres (65%), com idade entre 26 a 35 anos (49%) e tempo de serviço médio de dois a cinco anos (48%), os índices apresentados apontam que 74% dos colaboradores sabem exatamente o que o sindicato espera das suas atividades; 77% sabem de que forma seu trabalho contribui para que o Setransp atinja seus objetivos e metas; e 93% consideram que as normas, regras, procedimentos e rotinas do seu trabalho funcionam bem.
Quanto aos conhecimentos e qualificações, 95% afirmam que são bem utilizados nas suas funções; 87% estão satisfeitos com o local de trabalho; 99% se dizem satisfeitos com o trabalho que executam; 68% afirmam não se sentir sobrecarregado, contra 33% que responderam sim à mesma pergunta.
Quanto ao grau de satisfação dos colaboradores, a pesquisa apontou que 99% do pessoal gosta e tem orgulho do trabalho que faz; 100% considera importante o trabalho que executa; 94% consideram os prazos e as tarefas a serem cumpridas adequados para que seu trabalho seja executado com qualidade. No quesito treinamento, 85% dizem receber treinamento por parte do Setransp; 89% acreditam que a tecnologia utilizada para a realização do trabalho é adequada.
Quanto às rotinas de trabalho, 93% consideram que as regras e procedimentos funcionam bem; 96% acreditam ter informações suficientes para desempenhar suas funções da melhor forma possível; 99% afirmam ter formação ou instrução suficiente para o cargo que ocupa; e 95% acreditam utilizar bem seus conhecimentos e qualificações no exercício de suas funções.
Quando o tema passou a ser relacionamento com os colegas, 94% dizem que os companheiros de trabalho lhes transmitem informações importantes para o desempenho profissional; o mesmo percentual considera que os colegas demonstram respeitar mutuamente o trabalho de cada um; 98% consideram bom o relacionamento com os colegas; 94% acham que os colegas estão abertos a novas ideias; 96% dizem haver ajuda mútua no caso de surgirem problemas com o trabalho; 89% dizem conversar com os colegas sobre melhorias para o trabalho realizado; 92% se dizem satisfeitos com a cooperação dos colegas no dia a dia; e 91% afirmam haver um bom nível de confiança e respeito entre os colegas.
No relacionamento com o chefe, 100% dos colaboradores responderam ter uma boa interação; 92% disseram ter liberdade de dar opiniões para a chefia imediata; 88% participam das decisões que afetam o trabalho; 90% afirmaram que o chefe evita o favoritismo; 82% disseram saber o que o chefe pensa sobre os resultados do seu trabalho; 89% dizem que o chefe leva adiante suas ideias, desejos e ações; 93% dizem que o chefe faz uso do conhecimento e experiência que possuem; 89% se dizem valorizados profissionalmente pelo chefe imediato; e 88% receberem parabéns quando realizam um bom trabalho.
A pesquisa de clima investigou ainda as impressões que os colaboradores têm do Setransp. Para a pergunta “você acha que o Setransp é uma empresa agradável para trabalhar?”, 98% responderam sim; 74% disseram que todos têm oportunidade de receber um reconhecimento especial; 96% dizem conhecer os objetivos do sindicato e 93% ter ciência de todas as normas, regras e procedimentos do Setransp; 85% afirmaram se sentirem estáveis no Setransp e 91% consideram adequadas as condições de higiene, organização e limpeza.
Em outro questionamento, “você acha que o Setransp o proporciona oportunidade de desenvolvimento profissional?”, 72% responderam sim; 100% dos colaboradores disse se sentir satisfeito em trabalhar no Setransp e 98% aconselhariam um amigo a trabalhar no sindicato; 96% disseram que as pessoas, independente de sexo, raça, cor ou religião, são bem tratadas; e 94% disseram ter o sentimento de pertencer a uma comunidade no Setransp.
Finalizando, quanto à remuneração, 64% acham que seu salário está de acordo com o que é pago no mercado de trabalho e 73% estão satisfeitos com o plano saúde que é oferecido gratuitamente pelo Setransp. Diante de todas essas questões, 99% dos colaboradores afirmam que o sindicato é um excelente lugar para se trabalhar.