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24 de agosto de 2011 A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu hoje um importante passo para a criação de um novo Plano Integrado de Mobilidade Urbana para a capital sergipana. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou na manhã desta segunda-feira, 22, a autorização para a elaboração do documento, cuja primeira parte a ser construída será a Licitação do Transporte Público Municipal. O edital será publicado até março de 2012.
Durante a solenidade, o prefeito afirmou que, assim como em outras capitais, a mobilidade urbana tem sido um grande desafio ao poder público, principalmente nas questões que tangem a mudança de hábitos e a segurança no trânsito. Além disso, a decisão de começar pela licitação do transporte coletivo, segundo ele, justifica-se por que este é o maior problema para que haja a mobilidade de forma efetiva.
Toda grande caminhada tem que ter o primeiro passo, que deve ser milimetricamente calculado e, para haver sucesso, deve-se enfrentar o obstáculo imediato, disse Edvaldo parafraseando Mao Tsé-Tung. Vamos trabalhar para deixar um plano para que Aracaju cresça com qualidade nos próximos dez anos. O primeiro capítulo a ser resolvido, a ser trabalhado, é a questão da licitação. Já temos o edital com data marcada de publicação, anunciou o prefeito.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou que um novo modelo de transporte público será estudado para o lançamento da licitação, assim como a implantação de outros tipos de veículos. Todo o processo será aberto à discussão com a sociedade e a intenção do prefeito é que até o final do próximo ano tudo esteja pronto para que o novo sistema entre em operação. Pensamos no transporte coletivo com novos modais. Pode ser o Veículo Leve sobre Trilhos ou o Ônibus de Trânsito Rápido, o que for melhor para a cidade será aplicado. O Plano vai decidir. É preciso que a gente organize, destacou Edvaldo.
Mobilidade Urbana
O Plano Integrado de Mobilidade Urbana traduz-se em uma necessidade de grande importância para a capital. O primeiro documento a ser elaborado nesse sentido, data de 1970, época em que a cidade tinha apenas 200 mil habitantes e era administrada pelo prefeito Heráclito Rollemberg. Além disso, o atual Estatuto das Cidades, elaborado pelo Governo Federal, exige que cidades com mais de 500 mil habitantes criem um plano. Os problemas do trânsito não serão resolvidos apenas com a construção de viadutos ou vias paralelas. A mobilidade urbana e o transporte coletivo são temas que devem ser discutidos em conjunto, explicou Edvaldo Nogueira.
Para o prefeito, a cidade já dá sinais de que o problema precisa ser resolvido, mas as mudanças também exigem a participação de condutores e pedestres. É preciso mudar hábitos e principalmente criar uma cultura de paz no trânsito. Trata-se de um dilema que não se resolve apenas com viadutos e passarelas, porque isso fortalece a utilização do veículo individual. O modelo atual não serve mais, tudo o que fazemos é paliativo, acrescentou.
A intenção é que com o Plano de Mobilidade Urbana, a população passe a sentir ainda mais os efeitos das mudanças que a Prefeitura vem realizando no trânsito nos últimos anos. Aracaju tem melhorado muito. Fizemos muitas obras, modificamos vias, colocamos mais faixas de pedestres e investimos em ciclovias. A população já percebe melhorias e vai perceber ainda mais, asseverou Edvaldo Nogueira.
Empresas
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, explicou que o setor aguarda com grande expectativa a realização do processo licitatório. Ele reconhece a iniciativa como uma maneira de criar condições para que o transporte público funcione de maneira eficiente. É difícil trabalhar em uma cidade sem corredor de transporte, sem faixa exclusiva, sem política de priorização de transporte público. Iniciar um processo licitatório junto a um plano integrado de mobilidade urbana é de extrema importância, analisou Amâncio.
O superintendente da Setransp destacou que todas as alternativas para melhorar a mobilidade urbana são necessárias e que essa é uma necessidade em todo o país. Hoje nós operamos em uma velocidade média de 13 ou 14 km por hora. De bicicleta ou a pé pode ser fazer um percurso com maior velocidade que essa, relatou.
Violência
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, comemorou a elaboração do Plano Integrado de Mobilidade Urbana porque, segundo ele, a capital ainda tem tempo de evitar os problemas comuns no trânsito das grandes cidades. O número de veículos atesta essa tese: a capital possui hoje, 210 mil automóveis e 60 mil motocicletas. A cidade pode travar, mas Aracaju tem tudo para isso não ocorrer. Nosso trânsito tem problemas, mas ainda são problemas pequenos, explicou.
Embora parte da população acredite que o maior problema é a fluidez dos veículos, Samarone contesta afirmando que a violência é o fator mais preocupante. Ainda há pessoas morrendo atropeladas, jovens sendo mutilados em acidentes com motos e isso por uma série de fatores: a quantidade de carros e motos, a velocidade, a bebida. Precisamos mudar de comportamento, disse.
O superintendente da SMTT também destacou a participação da sociedade na elaboração do Plano. Ele vai ser construído coletivamente. O documento deve refletir as necessidades e a realidade da capital. O condutor quer rapidez e o pedestre, segurança. Vamos trabalhar para chegar a um equilíbrio nesses dois aspectos, assegurou Samarone.
Presenças
Participaram da solenidade o vice-prefeito de Aracaju e secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos; os vereadores Karla Trindade, Zezinho Guimarães, Danilo Segundo, Valdir Santos e Dr. Gonzada, além do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Emmanuel Nascimento; o deputado federal Valadares Filho; a secretária Municipal de Governo Tânia Soares; o secretário Municipal de Planejamento Dulcival Santana; o de Assistência Social e Cidadania Bosco Rolemberg; o de Finanças Jefferson Passos; o de Esporte e Lazer Luiz Mittidieri e o secretário Municipal de Educação Antônio Bitterncourt Júnior.
Também estiveram presentes o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju) Waldoilson Leite, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) Lucimara Passos, o superindentende Municipal de Transporte e Trânsito Antônio Samarone e o superintendente do Setransp José Carlos Amâncio.
Fonte: Secom/SMTT
Foto: Sílvio Rocha