Setransp traz especialista de Curitiba para tratar da mobilidade urbana
13 de julho de 2011Corredor de ônibus baixa tarifa sem gerar custo
18 de julho de 2011 O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, esteve em Aracaju na sexta-feira, 15, para anunciar a liberação de recursos do Governo Federal para o desenvolvimento de projetos da prefeitura voltados para o transporte. Na oportunidade, durante um encontro com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju – Setransp -, o secretário destacou a disposição da União em investir em um Plano de Mobilidade Urbana para a capital sergipana.
“Pelo que observei aqui, Aracaju pode ser um das principais capitais modelo em mobilidade do Brasil. E o Governo Federal com certeza estará investindo em projetos desse aspecto aqui. O governo tem a consciência de que é preciso movimentar a economia do transporte particular, mas isso tem que acontecer sem desprezar o transporte público. As cidades precisam de uma mobilidade no trânsito e o investimento no transporte público é essencial para promover essa mobilidade”, frisou o secretário.
Em concordância, o superintende do Setransp, José Carlos Amâncio, acrescentou que “quando os carros particulares estiverem em congestionamentos, mas isso porque os corredores de ônibus estarão ativos, movimentando o transporte coletivo, ai sim Aracaju começará a viver a mobilidade. Será quando muitos passarão a utilizar para o transporte público, que por sua vez deve estar preparado para isso”, comentou Amâncio.
Desta vez, Aracaju obteve a aprovação de quatro projetos: a integração das ciclovias, a construção do novo Terminal de Integração próximo ao Mercado Albano Franco, a construção de novos abrigos de ônibus em todos os pontos de parada, e ainda a reforma do Terminal de Integração do DIA. De acordo com o secretário Nacional de Programas Urbanos do Mistério das Cidades, Norman Oliveira, que também esteve no encontro, só com estes projetos Aracaju receberá R$ 113 milhões de recursos.
“Nós temos a garantia de que em Aracaju sendo uma subsede para a Copa do Mundo estes investimentos serão ainda maiores. Mas independente disso, se o município apresentar novos projetos que contribuam para a melhoria do serviço do transporte público e para a mobilidade urbana, o governo estará disponível para liberar mais recursos”, garantiu Norman Oliveira.
Na manhã da sexta-feira, os secretários nacionais estiveram apresentando a liberação dos recursos para o prefeito Edvaldo Nogueira. E a tarde, no encontro com o Setransp, puderam discutir sobre mobilidade com o diretor executivo do grupo VCA, Jair Araújo, e o representante administrativo da Progresso e Tropical, Antônio Neto.