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25 de novembro de 2009
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) retirou ontem mais R$ 38 milhões que seriam destinados às obras do Rodoanel e os remanejou como subsídio às empresas de ônibus. Ao todo, o prefeito já concedeu R$ 721 milhões em subsídios, mais da metade do orçamento destinado a investimentos da Secretaria Municipal de Transportes.
O pagamento dessas compensações é o motivo pelo qual a tarifa de ônibus paulistana permanece em R$ 2,30 desde novembro de 2006. A manutenção do preço da passagem por mais de três anos é uma das bandeiras do prefeito. No entanto, o governo descumpriu a promessa, feita por Kassab durante a campanha das eleições de 2008, de que os subsídios não ultrapassariam os R$ 600 milhões já pagos no ano passado.
O governo argumenta que nas compensações tarifárias estão embutidos R$ 227 milhões para a renovação da frota. Mas, até o ano passado, os subsídios e o dinheiro para a compra de novos ônibus eram distribuídos em rubricas específicas na peça orçamentária. A partir de junho, a pasta de Transportes passou a informar que a verba da renovação também consta na rubrica compensações tarifárias.
No início do mês, o governo já havia transferido R$ 25 milhões do Rodoanel para as viações. Nenhum centavo dos R$ 300 milhões reservados pelo prefeito no Orçamento de 2009 para ajudar a acelerar a obra viária foi gasto nessa finalidade.
O governo atual passou a elevar os subsídios, de R$ 27 milhões para R$ 37 milhões mensais, a partir de julho de 2007. Neste ano, o valor chegou a R$ 75 milhões. O prefeito justifica que manter o preço da passagem ajuda os menos favorecidos em ano de crise financeira. Nos últimos três anos, os subsídios das viações chegaram a R$ 1,5 bilhão, verba suficiente para construir quatro terminais de ônibus.
Fonte: O Estado de S. Paulo – SP