"É possível acabar com o transporte clandestino"

Venda de vales em papel começou a ser suspensa
25 de agosto de 2008
Posto da UFS estará fechado durante recesso escolar
27 de agosto de 2008
Venda de vales em papel começou a ser suspensa
25 de agosto de 2008
Posto da UFS estará fechado durante recesso escolar
27 de agosto de 2008

Presente na 22ª edição do Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU -, nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília, o prefeito de Recife, João Paulo Lima debateu sobre ‘A Crise da Mobilidade Urbana’. Na ocasião, ele falou sobre a bem-sucedida ação que conseguiu exterminar o transporte clandestino na capital pernambucana.

“Mais de oito mil carros circulavam irregularmente pela cidade. Foi uma verdadeira guerra tirá-los de circulação. Foi preciso muito investimento, apoio policial e forte amparo político”, disse ele frisando que “os desafios podem ser grandes, mas que existem sim soluções para o problema dos clandestinos nas cidades”.

 

Em Recife, as mudanças começaram a ocorrer em 2003, ano em que a Prefeitura colocou em prática a Lei Municipal que proibia o transporte remunerado de pessoas sem autorização do município e, ao mesmo tempo, criava o Sistema de Transporte Complementar de Passageiros – STCP. Assim, a prefeitura, com ajuda do Governo do Estado, fechou o cerco aos clandestinos, abolindo um tipo de transporte que colocava em risco a vida dos cidadãos e causava sérios problemas ao trânsito da cidade.


A circulação de vans e kombis foi proibida, em novembro de 2003. Por alguns dias, a ação foi apenas educativa, informando aos motoristas e passageiros do transporte alternativo que não poderiam mais ultrapassar os limites do município. Depois disso, o ônus para os motoristas flagrados fazendo o transporte remunerado de passageiros sem autorização passou a ser a apreensão do veículo e aplicação de multa.


Foram instalados bloqueios fixos nos limites do Recife com os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Outros pontos de controle funcionaram na cidade com o papel de fazer a fiscalização móvel. Os usuários que insistiram em andar nos clandestinos passaram pelo transtorno de descer das lotações nos bloqueios e pegar um ônibus de linha para seguir viagem. Por conta disso e da pesada multa, a ação logo desencorajou os clandestinos a continuar atuando irregularmente.


Para garantir o transporte da população, novos ônibus entraram em operação, aumentando a frota em cerca de 700 unidades. Na mesma época, três linhas do STCP/ Recife também começaram a circular. O sistema complementar acabou absorvendo parte das pessoas que faziam transporte clandestino, enquanto as empresas de ônibus da Região Metropolitana abriram mais de 700 vagas de emprego.

 

Aliado a isso, o Governo reduziu o ISS – Imposto Sobre Serviços – de 5% para 2%, efetuou o parcelamento de dívidas antigas dos empresários do setor e estabeleceu uma tarifa que obedecia aos critérios definidos na planilha tarifária, na qual estão registrados os componentes do custo do transporte – os fixos, que não variam com a quantidade de quilômetros viajados, como salários, impostos e depreciação do capital; e os variáveis, proporcionais à quilometragem rodada: combustível, desgaste de peças, pneus e lubrificantes.

 

Para João Paulo, muitos prefeitos não fixam preços justos para a tarifa dos ônibus com medo da impopularidade. Sem medo de ousar, o prefeito conseguiu livrar o trânsito de Recife do transporte clandestino. “Se essa ação não tivesse sido realizada, a cidade estaria um verdadeiro caos agora”, afirma João Paulo que assumiu o risco não se reeleger em prol da moralização do transporte coletivo da cidade que governa. Hoje, no fim do seu segundo mandato, ele orgulha-se em dizer que conquistou o reconhecimento social. “Vou deixar o cargo achando que fiz um bom trabalho”, declarou ele.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo