Encontro de tecnologia de manutenção de transportes entra no terceiro dia
16 de abril de 2008Falha de comunicação gera reclamações indevidas referentes a atraso na entrega do Mais Aracaju escolar
18 de abril de 2008 O Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP – deu início hoje, 17 de abril, a coleta de dados para a realização de uma pesquisa de contagem volumétrica. O trabalho segue até o dia 2 de maio e será realizado em todas as 86 linhas que compõem o sistema de transporte urbano e metropolitano de passageiros dos municípios de Aracaju, Socorro e São Cristóvão.
A análise tem como objetivo mensurar os índices de gratuidades no sistema e avaliar o comportamento dos usuários portadores de cartões eletrônicos. ?Os pesquisadores estarão aptos a orientar os passageiros que não apresentarem seu cartão Mais Aracaju ao cobrador, recolhendo o cartão que estiver sendo utilizado por terceiros?, informa Alberto Freire, coordenador de Controle Operacional do SETRANSP.
A pesquisa pretende identificar situações corriqueiras no trajeto dos ônibus das oito empresas que atuam no sistema de transporte local, a exemplo da quantidade de estudantes que apresentam e não apresentam cartão ao cobrador; de terceiros que se utilizam do cartão estudante; os usuários que pagam passagem e descem pela frente; a quantidade de gratuidades que entraram pelas portas central e traseira; e o número de rodoviários que não passam pela catraca.
Também estarão sendo analisadas as quantidades de estudantes que descem pela frente em virtude de problemas com cartão/validador; os usuários que entram e descem pela porta da frente; a quantidade de carteiros, idosos, militares e outras gratuidades que transitam no sistema de transporte de Aracaju.
O trabalho será realizado por 15 pesquisadores, cinco em cada turno, que se posicionarão próximos ao cobrador, na porta dianteira. Cada um deles, fará todo o trajeto da linha do ônibus que estiver avaliando a fim de preencher os formulários com os dados a serem investigados.