Trânsito aumenta em 39% consumo de combustível

Corredores exclusivos deixam viagens mais rápidas
23 de maio de 2011
Violência no trânsito: como mudar comportamentos?
24 de maio de 2011
Corredores exclusivos deixam viagens mais rápidas
23 de maio de 2011
Violência no trânsito: como mudar comportamentos?
24 de maio de 2011

Se não bastasse uma frota de 7 milhões de veículos, a capital paulista ainda emplaca mil novos carros por dia. O resultado? Ruas entupidas e trânsito cada vez mais lento. O pior cenário ocorre no pico da tarde, quando o anda e para dos carros faz a velocidade média cair pela metade: 15 km/h, calcula a CET.

Além do cansaço físico causado pelas manobras, o motorista engarrafado ainda arca com um aumento considerável no consumo de combustível do carro.

À pedido da Folha, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) mediu a variação do gasto de gasolina de um modelo popular em trajeto de trânsito normal e intenso.

Com pista livre, o Uno (1.0) cedido para o teste percorreu 14 km/l. No rush, o consumo cresceu 39%: 10,1 km/l. Pelos testes, nem transitar com o ar ligado ou com o carro carregado provoca tanta variação.

O assistente técnico da Fiat, Ricardo Dilser, explica que o momento de por o carro em movimento é quando o motor realiza mais esforço. Já automáticos, pela mecânica, gastam até 8% mais. Uma teoria curiosa sobre a causa do anda e para nos engarrafamentos é a da onda invisível quando não há motivo lógico para a inconstância. Ocorre quando o carro da frente diminui a velocidade, levando o de trás a reduzir ainda mais o ritmo. Nesse efeito cascata, chega o ponto em que alguém, lá no fundo, para por completo.

Fonte: Folha de S. Paulo – SP | Veículos

Comments are closed.

Pular para o conteúdo