Implantada em 2008, a bilhetagem eletrônica modernizou e modificou a forma de pagamento das passagens nos trajetos por ônibus na capital sergipana e região metropolitana. Com o sistema, as empresas passaram a controlar melhor o fluxo de passageiros que utiliza o sistema. Esse monitoramento é feito por meio de dados estatísticos que permitem adequar as linhas conforme os horários de maior e menor número de passageiros.
Outra vantagem do sistema é a segurança dos usuários e dos colaboradores das empresas de transporte de passageiros – motoristas, cobradores, fiscais e despachantes. Isso porque os ônibus passam a circular com menos dinheiro, fazendo com que o número de assaltos diminua significativamente.
Ainda no quesito segurança, há a possibilidade do usuário, em caso de perda ou roubo do cartão, efetuar o bloqueio. Assim, os créditos nele contidos não são utilizados indevidamente por terceiros. Posteriormente, o usuário só precisa solicitar uma segunda via para voltar a utilizá-lo normalmente, sem nenhum prejuízo.
Outro benefício é a agilidade no momento da passagem na catraca, já que não é mais preciso aguardar pelo troco.
Finger – sistema de identificação biométrica
A identificação biométrica através da impressão digital chegou ao transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana em 2011. Intitulado Finger, o sistema abrange somente as pessoas que possuem algum tipo de gratuidade no serviço. Seja total, caso dos idosos, carteiros, oficiais de Justiça, policiais e pessoas com deficiência, ou parcial, caso dos estudantes que pagam meia passagem.
O cadastramento desses usuários teve início em julho de 2010, com os colaboradores das empresas que atuam nas empresas de transporte de passageiros. Em seguida, passaram a ser cadastrados os estudantes e, a partir de janeiro de 2011, foram cadastrados os policiais militares e civis, oficiais de Justiça e as pessoas com deficiência.
A partir de junho do mesmo ano foram cadastrados os idosos. Já na segunda quinzena de julho, o procedimento teve início com os carteiros e demais detentores do benefício não catalogados até a ocasião.
O passo seguinte da implantação do sistema foram os testes nos Terminais de Integração. Esse processo teve início no mês de maio com o equipamento sendo utilizado por todos os usuários até então cadastrados. O lançamento oficial do sistema ocorreu no mês de agosto.
O mecanismo democratizou o transporte coletivo ao possibilitar que todos os usuários passassem pela catraca, o que permite o uso indiscriminado de todos os espaços do ônibus e a identificação individual.
Validador on-line
Os validadores on-line facilitam o dia a dia dos usuários dos cartões Mais Aracaju (Escolar, Vale-Transporte e Pré-Pago), pois fazem a atualização das recargas pendentes e de créditos comprados via internet (tão logo o pagamento seja compensado, sem a necessidade do aguardo dos três dias úteis para a recarga a bordo, realizada nos ônibus).