Setransp, Aracajucard e SMTT anunciam campanha sobre bilhetagem eletrônica
26 de fevereiro de 2015Colaboradores das empresas de transporte de passageiros passam por treinamento
2 de março de 2015A semana começou animada no Terminal de Integração D.I.A. Isso porque o grupo de teatro da SMTT invadiu o local levando informações sobre o uso do cartão Mais Aracaju e dicas de gentileza no transporte coletivo de forma lúdica.
Cantando “La vem o buzu / Vou pedir para parar / Vou mostrando a carteira / Para a catraca atravessar / Mesmo quem tem passe livre / É obrigado a atravessar / Tem gente que fica em pé / Outros que não dão lugar / Ficam só no zap zap / Viram a cara só pra disfarçar …”, eles chegaram ao terminal para abordar quem aguardava o ônibus.
Entre as mensagens transmitidas estavam a importância do uso da identificação biométrica pelas pessoas que possuem gratuidade no transporte coletivo, que devem passar pela catraca assim como os demais passageiros, e que a prioridade em ocupar a dianteira do ônibus é das pessoas com dificuldade de locomoção.
Gratuidade
A maneira lúdica foi adotada para transmitir a ideia da campanha “Quem tem gratuidade também passa pela catraca”, lançada hoje. Nos ônibus, a comunicação visual também já está envolvendo a população no tema. “Fixamos adesivos nos validadores e nas janelas dos ônibus com dados importantes sobre os cartões de gratuidade, a exemplo de a quem se destinam e a obrigatoriedade da passagem pela catraca. A única exceção é para os usuários que utilizam o cartão Mais Aracaju Especial da cor verde, utilizado por pessoas que possuem capacidade de locomoção reduzida comprovada”, informa Fabiana Droppa, coordenadora da Marketing da Aracajucard.
Ela lembra ainda que a campanha envolve a ação de agentes fiscalizadores e o uso de camisas diferenciadas por parte dos motoristas e cobradores. Como parte fundamental desse processo de humanização do transporte coletivo, durante toda a semana passada, tais colaboradores do sistema passaram por um treinamento a fim de saberem o modo correto de orientar os passageiros e sobre como proceder para atender os portadores de gratuidade.
Campanha
A campanha “Quem tem gratuidade também passa pela catraca” é uma ação conjunta do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp -, Aracajucard, empresa que atualmente administra a bilhetagem eletrônica; e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT.