
Imprensa em Sergipe é homenageada pelo Prêmio Setransp de Jornalismo Ano XIII
4 de dezembro de 2025Com um mini banco de doações de sangue, instalado na Praça Fausto Cardoso, do dia 1 ao dia 5 deste mês, o Setransp, em parceria com o IHHS, conseguiu mobilizar mais de 104 doações
Em 2025, o Transporte Amor, iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), em conjunto com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e empresas parceiras, ajudou a salvar mais de mil vidas por meio da doação de sangue voluntária. A última ação do projeto este ano aconteceu na Praça Fausto Cardoso, junto ao Natal das Famílias.
Em apenas cinco dias, com a parceria do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS) e a Fecomércio, a estrutura montada para a coleta de sangue, integrada à ornamentação natalina, conseguiu alcançar 104 doações e ainda contou com uma visita cheia de encanto, direto do Polo Norte. O Papai Noel, que está na praça até o dia 6 de janeiro, foi pessoalmente parabenizar os doadores, a equipe do IHHS e o Setransp.
O ato solidário, que acontece semestralmente há três anos, mobilizou, no decorrer de 2025, doações no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), transportando grupos de motoristas e profissionais de outras instituições para o local, em junho e novembro, assim como no IHHS. O Transporte Amor conta também com o apoio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), da Viação Atalaia, do Mais Aracaju e do Programa Ambiental Despoluir.
“Esse projeto nasceu do compromisso do setor de transporte em cuidar de vidas, indo além da condução do veículo. Todos os colaboradores do setor e parceiros, semestralmente, se unem em prol dessa causa e doam um pouco de si para o próximo. O Transporte Amor também convoca a sociedade a se somar a essa campanha, que faz a diferença na vida de muitos”, explica a presidente executiva do Setransp, Raissa Cruz.
Em junho deste ano, a primeira edição do Transporte Amor 2025 reuniu mais de 75 doações. Em novembro, somente os motoristas do transporte público fizeram as bolsas de sangue chegarem a mais de 100. Agora, um mês depois, junto ao lançamento do Natal com Mobilidade foram contabilizadas 104 doações de sangue. Cada gesto de amor pode salvar até quatro vidas; assim, apenas este ano, o Transporte Amor conseguiu alcançar 1,1 mil pacientes com a doação.
Ruth Cristina Torres, enfermeira responsável técnica do IHHS, esteve presente na última coleta do Transporte Amor 2025 e revela que a iniciativa do Setransp é um ato de responsabilidade social que transforma espera em esperança para diversas famílias.
“Durante todo o ano, temos uma parceria linda com o Setransp, por meio do Transporte Amor, que facilita a acessibilidade da população à doação de sangue. Era tão bonito ver as pessoas chegando voluntariamente para dar o seu presente de Natal, sem saber para quem, apenas por um ato de amor. Essa iniciativa é uma ação de responsabilidade social também, que nos traz uma grande felicidade. A cada sorriso, a cada pessoa que dizia ‘eu vou doar’, havia um motivo para comemorarmos, porque sabemos que os pacientes precisam da doação e que o sangue não tem substituto. Ele é um fluído vital para salvar muitas vidas. O Transporte Amor é um sucesso”, reforça Ruth.
O responsável técnico do instituto, Paulo Celso, agradeceu profundamente ao Setransp por todos os anos de parceria, especialmente nas ações do ‘Natal com Mobilidade’. Ele ainda afirmou que “essa colaboração não apenas facilita a mobilidade da nossa cidade, mas também ilumina vidas, fortalecendo campanhas de doação de sangue que fazem a diferença para inúmeras famílias. Sinto-me imensamente grato, feliz e realizado por tudo o que construímos juntos ao longo do ano. Cada gesto, cada ação e cada contribuição reforçam o quanto essa parceria transforma vidas.”

Papai Noel Sena levou luz, por meio das palavras, para quem estava na “casinha” das doações
Dos pedidos de Natal, presenciais ou via cartinhas, quem saiu do seu posto por alguns instantes para ver de perto a concretização do maior presente que um ser humano pode oferecer a outro – a possibilidade da vida – foi o Papai Noel.
Simbologia do período festivo mundialmente conhecida e também um dos maiores incentivadores de boas ações ao longo do ano, o Bom Velhinho fez questão de visitar o espaço solidário e parabenizar a iniciativa.
“O projeto Transporte Amor é sobre compartilhar algo que podemos e que não nos custará nada, em nome da vida e do amor. O sangue doado nesse projeto é importantíssimo, pois salva e ajuda muitas pessoas que precisam, não sendo apenas um socorro imediato, mas um gesto que levará vida para os futuros natais e datas especiais de tanta gente”, pontua Papai Noel.
O carismático Bom Velhinho acrescenta ainda que “a doação pode ser feita durante todo o ano, obedecendo às condições estabelecidas para o processo, e é uma boa chance de entrar na ‘lista dos bonzinhos’. É importante lembrarmos que o Natal não se resume apenas ao velho Noel e aos presentes, mas é um momento de voltarmos nosso pensamento para aquele que, em um ato de amor e compreensão, nasceu com o propósito de nos salvar, entregando a própria vida para nos livrar de nossos pecados: Jesus Cristo. Assim como Ele, devemos levar amor, união e compreensão ao mundo”.
Por fim, Papai Noel finaliza dizendo: “Ho, ho, ho! Feliz Natal!”
















