
Setransp reforça em audiência adoção de alternativas sobre uso das catracas duplas
25 de fevereiro de 2025
População da Grande Aracaju recebe 10 ônibus com novas tecnologias
24 de março de 2025Integrando a mesa diretora do plenário da Câmara, o Setransp reforçou a importância da conscientização no trânsito e iniciativas públicas que priorizem o setor
Na tarde da última sexta-feira (21), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para debater o projeto de lei do vereador Levi Oliveira. A proposta prevê a criação de um programa municipal de educação no trânsito, com diretrizes voltadas à conscientização, segurança viária e mobilidade sustentável. A iniciativa tem como principal objetivo promover a proteção de pedestres e ciclistas em Aracaju, reforçando a importância de reduzir a incidência de acidentes no trânsito.
Durante a audiência, a presidente do Setransp, Raissa Cruz, compôs a mesa diretora ao lado do superintendente da SMTT, Nelson Felipe, da coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Tissiane Costa, da presidente municipal da Pessoa com Deficiência, Elaine Cristina, além de outras autoridades envolvidas nas questões que permeiam a mobilidade e a segurança viária na capital.
“Na tribuna, o setor de transporte destacou o compromisso com a qualificação contínua dos motoristas, por meio do curso de Direção Defensiva do Sest Senat, e reforçou que, embora o envolvimento do transporte público em acidentes seja mínimo, a meta é zerar esses números. Por isso, o setor defende políticas públicas que garantam a distribuição justa das vias, reduzindo sinistros e melhorando cada vez mais a mobilidade. Essa iniciativa do vereador Levi é essencial para criar uma cultura de respeito às regras de trânsito”, explica a presidente Raissa Cruz.
O encontro também destacou a importância de ampliar a conscientização sobre a responsabilidade viária no que tange ao cuidado com as pessoas que têm algum tipo de deficiência. O Conselheiro Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um dos palestrantes da audiência, Fábio Gileno Teles, enfatizou o valor do projeto e a relevância da presença do Setransp no encontro.
“Para garantir a segurança das pessoas com deficiência no trânsito, é essencial uma sinalização adequada, infraestrutura acessível, respeito às vagas reservadas, prioridade no trânsito e, principalmente, conscientização. Essa audiência foi fundamental para discutirmos com a sociedade a educação e a segurança no trânsito de Aracaju”, explicou Gileno.
Ele destacou ainda que “a participação das entidades foi essencial para o debate, com ênfase no Setransp, que representa o transporte público, um modal indispensável para o dia a dia da população e responsável pelos deslocamentos de diversas pessoas com deficiência. Apesar dos desafios, a sessão pública permitiu um avanço para a educação viária, acessibilidade e mobilidade de todos.”
Durante a audiência, a sociedade civil, juntamente com as categorias de ciclistas e taxistas, apresentou diversas sugestões que serão incorporadas ao projeto. Tissiane Costa, vice-presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade Urbana da OAB Sergipe, coordenadora de educação para o trânsito do Detran, além de advogada e psicóloga especializada em direito de trânsito, enfatizou a importância da conscientização desde a infância.
“Destacar a educação e segurança viária é fundamental para a sociedade. Precisamos de mais empatia no trânsito, entendendo que todos somos responsáveis por ele. É essencial levar a educação desde a base, ensinando às crianças a importância de boas práticas no trânsito”, salienta Tissiane.





