Secretaria da Educação garante o transporte para todos estudantes e fiscalizará as novas linhas

Prêmio Setransp de Jornalismo faz sorteios para imprensa durante prazo de inscrição  
30 de janeiro de 2024
Mulheres são destaques em atuação no setor de transporte
8 de março de 2024
Prêmio Setransp de Jornalismo faz sorteios para imprensa durante prazo de inscrição  
30 de janeiro de 2024
Mulheres são destaques em atuação no setor de transporte
8 de março de 2024

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Transporte Escolar (Setran), reuniu-se com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) e da Viação Atalaia na manhã desta segunda-feira, 19, para reforçar o aumento da frota na região de Nossa Senhora do Socorro. Foi acordado um aumento de três linhas do transporte coletivo para localidade com início a partir desta terça-feira, 20. A primeira linha permanece com a saída marcada para as 5 horas do povoado Quissamã (ponto inicial). A nova linha saíra às 5h40 do Quissamã, passando às 6h05 inicialmente no povoado Oiteiro, seguindo pelo Bita, Lavandeira, chegando ao fim de linha no Terminal do Mercado em Aracaju às 6h40. A terceira linha sai às 7h10, também do Quissamã.

No retorno aos povoados houve também um incremento. Foi acrescentada uma linha às 13 horas e uma outra às 19 horas, ponto inicial do Terminal do Mercado, em Aracaju.

A Seduc informa aos estudantes que o cartão Aracaju Card já está ativo e com saldo. Àqueles estudantes que ainda não fizeram o cadastro, a Seduc orienta procurar a escola em que estão matriculados.

Diariamente, a Seduc transporta uma média de 46 mil estudantes em toda rede estadual. Para alcançar a todos, a Seduc conta com programas que dão suporte, a exemplo do Programa Estadual de Transporte Escolar (Peté), do Cartão Mais Aracaju/Seduc e de convênios, por meio do quais são repassados recursos financeiros aos municípios, além dos contratos firmados com empresas terceirizadas para a disponibilização de transporte na capital e no interior.

O Pete é uma parceria entre Estado e os municípios. Atualmente são 43 municípios conveniados atuando em regime de parceria com o Estado e mais de 600 linhas. A Seduc também conta com o transporte escolar para atender aos alunos da educação especial, com 62 vans preparadas e adaptadas.

O Setran conta com uma comissão de fiscalização do transporte para acompanhar o cuidado com os ônibus, fiscalizar rotas e verificar o uso real do transporte, que é exclusivo para o aluno.

Em Aracaju e região metropolitana, existe uma parceria entre a Seduc e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju, que fornece o Cartão Mais Aracaju/Seduc, garantindo gratuidade no transporte público da capital e região metropolitana.

Em Aracaju, em torno de 5 mil alunos de 26 escolas são atendidos com o cartão de passe escolar. Na região de Nossa Senhora do Socorro, a rede estadual, até o momento, possui 391 alunos cadastrados entre o 9º ano e o Ensino Médio em Aracaju para receber o cartão de passe escolar. Em Nossa Senhora do Socorro, a Diretoria Regional de Educação 08 (DRE 08) oferta escolas em tempo integral, a exemplo do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, no Parque dos Faróis, e o Centro de Excelência Seixas Dórea, no Conjunto Jardim, além do Ensino Médio parcial no CE Prof. Leão Magno Brasil. Dentro do município, é disponibilizado o transporte escolar, com roteiros diversos, para atender todos os alunos das escolas estaduais localizadas em Nossa Senhora do Socorro, inclusive povoados.

Fonte: Ascom Secretaria da Educação

Comments are closed.

Pular para o conteúdo