Alberto Almeida aponta desafios do transporte público para hoje e o pós-pandemia

Prefeitura determina protocolo de uso do transporte coletivo na retomada das atividades econômicas
25 de junho de 2020
Em meio à crise, empresas de ônibus geram oportunidades de emprego
17 de julho de 2020
Prefeitura determina protocolo de uso do transporte coletivo na retomada das atividades econômicas
25 de junho de 2020
Em meio à crise, empresas de ônibus geram oportunidades de emprego
17 de julho de 2020

Em Live com a Viana Advogados, presidente do Setransp e da Fetralse comenta sobre adequações atuais e a crise já da pré-pandemia

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe  (Fetralse), participou na tarde do último dia 29, a convite do advogado Marcos Viana, da Live Mobilidade Urbana: Hoje e Pós Pandemia, no perfil da Viana Advogados no Instagram.

Durante a conversa, foi retratado o quadro atual do setor de transporte local e nacional,  e Alberto Almeida tirou dúvidas e trocou sugestões sobre o que poderia ser feito para melhorar o sistema para o passageiro e beneficiar a mobilidade urbana. Diante do momento de combate ao CoronaVírus, o empresário explanou sobre como seria o momento pós-pandemia, mas já advertindo da incerteza que todos vivem, tendo em vista que o Brasil está entre os destaques dos países em fase de contaminação comunitária. Segundo, o presidente do Setransp e da Fetralse, há uma bola de neve com a crise econômica acumulada desde antes da pandemia e o período de isolamento social.

“Hoje vivemos um quadro de incerteza, infelizmente. Vemos um cenário em que achamos que voltaríamos à normalidade rapidamente, mas isso não aconteceu. Nas primeiras semanas, sentimos o agravamento da situação, tomamos medidas e fomos nos adequando o mais rápido possível, fazendo de tudo para não ter uma grande redução de postos de trabalho no setor. Contudo, junto a isso vivemos a problemática da crise financeira no transporte que já vinha sendo acumulada, onde hoje somamos com o fechamento do comércio e com o isolamento social. Isso não somente afetou os passageiros, mas a todos. Hoje temos uma bola de neve”, comentou ele.

De acordo com o presidente Alberto Almeida, no período pré-pandemia, o transporte público coletivo já buscava soluções para a queda do número de passageiros e o crescimento dos custos para operação do serviço, e tudo isso tendo como única fonte de custeio a tarifa proveniente do usuário pagante. Durante a pandemia, essa queda de demanda tem sido em média 70%. Só nos últimos três meses foram 10,6 milhões de passageiros a menos se deslocando, o que representa uma perda de R$ 38,8 milhões de reais.

“A crise já existia antes da pandemia. Mas estamos vivendo uma situação tão grave, que se algo não for feito, o setor de transporte poderá passar por uma crise fatal. O transporte público é um serviço importante, que deveria ser olhado como a saúde e segurança, por exemplo. Cerca de 75% da população utiliza ônibus para tudo! Pra trabalhar, estudar, ter lazer, e as pessoas precisam de um serviço de qualidade. Por isso, a importância dos investimentos, que sozinhos não podemos arcar. É importante que todas as esferas se somem para que tenhamos equilíbrio no futuro”, reforçou.

O advogado Marcos Viana, conduzindo a live, explanou sobre a situação atual do país e toda a mudança no cenário do transporte coletivo, visto que a estabilização do quadro de contágio da Covid-19 só se estabilize em 2021. “Temos que aprender a conviver com o vírus no mundo e o sistema de transporte não pode parar e jamais parou. Hoje vivemos um caos, em que já vivíamos uma crise econômica, política e agora, sanitária”, disse.

Já o empresário Alberto Almeida comentou que várias adequações internas foram feitas para assegurar a prestação do serviço de transporte nas ruas, mas se houvesse suporte financeiro do setor público, o resultado seria bem diferente. “O usuário é o único que financia todo o sistema, inclusive o custo da gratuidade, que em sua totalidade não tem fonte de custeio. A situação atual já é muito ruim, mas enfrentaremos um momento ainda pior, com as dívidas que se acumulam desde antes da pandemia junto às instituições bancárias e fornecedores, vão se somar às da pós-pandemia e terão que ser suportadas pelo passageiro pagante; que por sua vez, também estará em quantidade reduzida, haja vista que a demanda com certeza não será retomada por completo. Isto é, teremos que pagar custos entre 130% e 140% com uma arrecadação de máximo 80%”, advertiu o presidente do Setransp e da Fetralse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo