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Um estudo do Colégio Americano de Medicina Esportiva constatou que a pessoa que pratica atividade física tem um melhor desempenho no trabalho. A observação já tinha sido notada também em crianças americanas. Aqueles que praticavam esportes tinham um desempenho melhor na escola.

A explicação é simples. De acordo com o estudo, a prática de esporte melhora o desempenho no cérebro. Atividades como correr, nadar, pedalar, ou qualquer outra que exija desempenho cardiovascular, alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais. Os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas. Essa comunicação deixa o ser humano mais atento e com o raciocínio mais rápido.

 

Concentração

 

Não é novidade que a atividade física moderada e regular estimula e mantém a saúde do corpo. O que cada vez mais pesquisadores têm comprovado é que a prática não traz apenas benefícios físicos, mas também a capacidade mental e laboral – aumenta motivação, confiança, atenção, concentração, melhora relações sociais,   entre outros benefícios. Colaboradores que praticam atividades físicas apresentam menor adoecimento relacionados a doenças no trabalho como: estresse, depressão, dependências químicas, fibromialgias, LER e dor entre outras. 

Exercícios de resistência moderados têm efeito positivo não apenas sobre o corpo, mas também sobre o cérebro. A atividade física estimula, estabiliza e protege o condicionamento mental. Nos últimos anos, pesquisadores têm esclarecido os mecanismos desse efeito: várias substâncias que facilitam a circulação sanguínea e a reorganização neuronal revelaram-se benéficas para o cérebro. Essas são produzidas de forma intensificada durante atividades físicas.

Apesar  de os inevitáveis conflitos entre as exigências profissionais e o tempo disponível para outros papéis e atividades (trabalho, família, amigos entre outros), é fundamental incorporar a prática de exercícios físicos e atividades prazerosas ao cotidiano.

Bem-estar 

Pesquisas comprovam que o exercício periódico pode refrear o declínio intelectual na velhice e ainda combater o estresse, pois o treinamento regular reduz o nível do hormônio do estresse, cortisol. A atividade física eleva a concentração de triptofano, substância precursora de neurotransmissor serotonina que favorece a receptação do neurotransmissor, diminuindo efeitos da depressão. Além disso, durante a atividade física, são liberadas substâncias endógenas que estimulam a sensação de bem-estar.

A prática exercícios físicos é hoje utilizada com sucesso como parte importante no o tratamento de distúrbios psíquicos (no combate à depressão, ansiedade, crises de pânico, dependências químicas, entre outros). Incluir passeios a pé ou de bicicleta na rotina diária já traz benefícios importantes.

 

Pedalando 2015

 

No dia 04 de outubro será realizado, em diversas cidades do país, a primeira edição do Pedalando – Passeio Ciclístico do Sest Senat 2015.

Para fazer a inscrição, deve-se comparecer, com um documento de identificação oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselhos), a uma das unidades do Sest Senat inseridas na programação. Ou acessar o endereço eletrônico: http://pedalando.sestsenat.org.br, até dia 27 de setembro.

É necessário também levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal), que deverá ser entregue em uma Unidade participante. O inscrito receberá um kit composto por número de peito, adesivo e camiseta. Todas as doações serão entregues a uma instituição de caridade. 

O percurso será de, aproximadamente, 10 km, com a duração prevista de três horas. A idade mínima recomendada para participação é de oito anos.

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SEST SENAT – Unidade Aracaju

Av. Tancredo Neves, 5857

Entrega de kits – 3 de outubro – das 9h às 17h

 

Ascom Sest/Senat

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