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28 de março de 2012
A Associação dos Usuários de Transporte Público do DF (Autrac-DF) lançará, na primeira quinzena de abril, a cartilha dos direitos e deveres do usuário – que conta com o apoio do Jornal Alô Brasília. O manual de convivência, como explica o presidente da entidade, Vidal Guerra, será distribuído gratuitamente para a população e pretende melhorar as relações entre usuários, cobradores e motoristas dos ônibus da capital.
A Autrac-DF fará o lançamento oficial da cartilha na rodoviária do Plano Piloto, onde pretende, ainda, realizar um mutirão para buscar novos associados. Conseguimos diversas parcerias para o lançamento da cartilha que chega em um momento em que percebemos os inúmeros conflitos entre o usuário do transporte público e os motoristas e cobradores, explica Vidal Guerra que, inclusive, criou a associação em 1999 após acompanhar a discussão dentro de um ônibus. A ideia é melhorar esse relacionamento, completa.
Desenvolvida pela empresa Nova Indústria Cultural, a cartilha promete, de forma bem didática, mostrar ao usuário quais são os seus direitos, mas também o seus deveres. Um precisa do outro, então é importante buscar essa harmonia na convivência, explica a diretora de criação da empresa, Rose Rosa. Segundo ela, 5 mil cartilhas serão distribuídas de graça na rodoviária, na ocasião do lançamento.
Outras 20 mil também estarão disponíveis para os usuários do transporte, além da versão digital, que poderá ser enviada por e-mail para quem solicitar. É uma cartilha diferenciada e atual, que traz o tema 'De olho na Copa de 2014', ressalta Rose que promete, para o futuro, a segunda cartilha, voltada para os motoristas e cobradores.
Um dos parceiros da Autrac-DF – tanto para o lançamento da cartilha, quanto para o desenvolvimento das atividades da associação -, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Cooperativas no Brasil (Fenatracoop) também enfatiza a importância do manual do usuário. Os empresários têm um sindicato, os motoristas e cobradores têm um sindicato, e os usuários também têm e todas as formas de educar esse usuário, mostrar seus direitos e deveres, fazê-lo entender que ele é o responsável pelo lucro do transporte público são extremamente importantes, afirma o diretor da federação, Ricardo Souza.
Fonte: ALÔ BRASÍLIA ONLINE – DF