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Três das principais pistas que cortam o Distrito Federal e são utilizadas diariamente por cerca de um milhão de pessoas devem ganhar nos próximos anos corredores exclusivos para ônibus. A medida tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito entre o Entorno e as áreas centrais do DF e está prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano do DF, discutido ontem entre o governador Agnelo Queiroz (PT), o secretário de Transportes, José Valter Vasquez, e 18 deputados distritais da base governista na Câmara Legislativa.
Pelo projeto, as três rodovias que receberiam os corredores são: a pista que liga Santa Maria até o entorno de Goiás; Planaltina até Formosa e Luziânia; Ceilândia e Samambaia até Águas Lindas.
Agnelo e o secretário estiveram com os parlamentares para apresentar o plano aos distritais e tentar convencê-los a aprovar a proposta até o início do mês que vem, prazo final para que o DF possa concorrer a recursos do PAC da Mobilidade Urbana. Todas as capitais com mais de três milhões de habitantes podem disputar, com projetos para o trânsito, os recursos do governo federal. O DF pode receber até R$ 4 bilhões para as melhorias do transporte local.
De acordo com o secretário de Transportes, se as interferências no tráfego do DF não forem feitas agora, será impossível circular pela cidade em 20 anos.
Além dos corredores exclusivos para ônibus que ligam o DF ao Entorno, o plano prevê também a conclusão das obras na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) que começaram em abril de 2009 e ainda não terminaram; a construção de um túnel na entrada de Taguatinga; a ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e obras na linha amarela do Gama até Santa Maria.
Segundo José Valter Vasquez, a proposta vai priorizar e tem como grande objetivo preparar o DF para o aumentar da frota nos próximos anos.
Fonte: DESTAK – DF | BRASÍLIA