SETRANSP participa de reunião no Conselho do Idoso

Audiência analisará implantação de sistema BRT
7 de julho de 2010
NTU debate Fundo Nacional do Idoso
26 de julho de 2010
Audiência analisará implantação de sistema BRT
7 de julho de 2010
NTU debate Fundo Nacional do Idoso
26 de julho de 2010

Na manhã de hoje, dia 13, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP – participou de reunião do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso e dos Conselhos Municipais do Idoso a fim de ouvir os anseios e queixas dos usuários do transporte coletivo. “Estamos aqui para mostrar a preocupação do sindicato e das empresas de transporte coletivo em prestar um bom serviço”, declarou a gerente de Comunicação & Marketing do SETRANSP, Alessandra Franco, no início da reunião.

Em seguida, ela falou do trabalho de acompanhamento que o sindicato vem fazendo das queixas que chegam à ouvidoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT. “Periodicamente, recebemos os relatos e nos reunimos com o setor de Recursos Humanos das empresas que atuam no sistema de transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana para repassar as ocorrências e avaliar as ações corretivas adotadas”, informou Alessandra.

A gerente também explanou sobre uma ampla campanha de conscientização que está sendo elaborada pelo SETRANSP no sentido de conscientizar os trabalhadores em transporte e a população quanto à necessidade do trato respeitoso com a pessoa idosa. Enquanto o trabalho não fica pronto, o sindicato vem distribuindo junto às empresas material de campanha com o mesmo mote realizado pelo Governo Federal. “Os cartazes com a mensagem ‘Gentileza e respeito não tem idade” estão sendo fixados nos ônibus e os panfletos, com conselhos aos motoristas e cobradores, utilizados nos treinamentos internos”, destaca ela.

A gerente de Produto do SETRANSP, Andrea Aragão, também presente na reunião, destacou que as empresas estão constantemente realizando treinamentos de qualificação com seus colaboradores no sentido de minimizar as ocorrências de maus tratos com os usuários, em especial aos vulneráveis, como idosos, deficientes e gestantes. “Temos uma rotatividade grande de trabalhadores no setor, por isso, esse tipo de trabalho é feito periodicamente. Além disso, os motoristas admitidos hoje no sistema têm que, obrigatoriamente, ter diploma de curso de formação de condutores de passageiros. Tal curso envolve assuntos diversos, tais como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, relacionamento interpessoal e qualidade no atendimento”, explicou Andrea.

Na oportunidade, Andrea lembrou aos conselheiros sobre a importância dos idosos adotarem alguns procedimentos ao utilizarem o ônibus para se deslocar. “É importante entrar sempre pela porta dianteira para evitar o risco de acidentes provocados pela reduzida visibilidade do motorista nas portas do meio e traseira”, frisa ela. Também é importante que o idoso se identifique ao motorista mostrando a sua carteira de identidade que comprova a sua idade e o direito ao passe livre. Lembrando que no município de Aracaju, a lei determina que somente as pessoas com 65 anos ou mais têm esse direito garantido.

Após as colocações, o conselheiro João Valmir de Souza agradeceu a presença do SETRANSP que tem se feito presente em todas as reuniões do Ministério Público e conselhos às quais são convidadas. “O sindicato já é uma entidade amiga do idoso”, afirmou ele.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo