Recadastramento segue até 30 de Aril
6 de abril de 2010
VCA Qualifica Colaboradores
6 de abril de 2010
Recadastramento segue até 30 de Aril
6 de abril de 2010
VCA Qualifica Colaboradores
6 de abril de 2010

Os corredores exclusivos para ônibus serão, certamente, a solução mais prática, eficiente e econômica a ser adotada pelos governos municipais e estaduais nos próximos anos, para fortalecer a estrutura de transporte público urbano das cidades-sede da copa do mundo de 2014. O futuro está na superfície, resume o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, criador do BRT (Bus Rapid Transit, sistema que consiste em uma ou mais linhas sobre as quais os ônibus viajam em um ciclo de alta frequência) para a cidade de Curitiba (PR).

Para o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, os BRTs são a saída para a melhoria da qualidade de transporte público no país. A questão do transporte tem ficado, ao longo dos anos, ao sabor das intervenções municipais, estaduais e federais. E os grandes centros urbanos estão cada vez mais cheios de automóveis. Enxergamos nos BRTs as vias adequadas para que os ônibus cumpram seu papel. Acreditamos que o transporte sobre pneus ainda vai durar muito tempo.

Os BRTs são uma linguagem nova em transporte de passageiros que oferecem um salto de qualidade na atividade, destaca Cunha. Para o presidente da entidade, o BRT não exclui, necessariamente, a possibilidade de que os grandes centros tenham serviços metroferroviários, que também são bastante eficientes. O BRT é uma opção que apresenta uma obra mais rápida e mais econômica, se comparada à de outros modais. Além disso, oferece grande capacidade de transporte e chega a custar dez vezes menos em relação a um projeto metroferroviário. Felizmente os empresários do setor já têm uma visão de que esses corredores representam uma realidade para a melhoria da qualidade de serviço, avalia.

Otávio Cunha defende a solução do transporte público como uma rede. E o BRT tem papel primordial nessa rede, avalia. Cunha acredita que num país como o Brasil, onde os custos de transporte são altos, e onde não existe subsídio para o transporte público (à exceção da capital paulista), é fundamental que se desenvolvam projetos de BRT, que são mais eficientes para as grandes cidades brasileiras, apresentando uma relação custo- benefício razoável. Cunha comenta que sistemas de transporte urbano de passageiros como o metrô, embora sejam eficiente, só têm equilíbrio operacional quando transporta acima de 500 passageiros por dia, mas esse resultado não paga o custo da obra em si, nem do equipamento.

Fonte: Revista Techni Bus

Comments are closed.

slot gacor situs slot situs gacor link slot apk slot toto hk depo 5k slot hoki rupiahbet rupiahbet situs gacor apk gacor situs toto situs slot rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet rupiahbet rejekibet rejekibet slot gacor hari ini link situs slot gacor emototo https://www.eguvennet.com/egitimler link gacor apk slot
Acessar o conteúdo