Transporte clandestino tem feito várias vítimas
24 de setembro de 2008
Bilhetagem eletrônica beneficia usuários em todo país
29 de setembro de 2008

Os carros são a principal fonte de contaminação do ar. Isso porque os gases que saem dos escapamentos dos veículos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades.

 

Por isso, sempre que possível, deixe seu carro na garagem. Saia de casa de ônibus. Um bom motivo para tomar essa atitude é pensar que um ônibus transporta o equivalente a pelo menos 15 carros de passeio.

 

Isso representa menos emissões de gases poluentes e muito mais saúde a todos. Conheça quais são os poluentes lançados no ar pelos automóveis e os males que eles provocam à saúde no quadro abaixo.

 

Dióxido de Azoto

Trata-se de um gás oxidante. Pode penetrar nas mais finas ramificações das vias respiratórias. A partir das 200 mg (microgramas) por m3 de ar provoca uma alteração da função respiratória e irritação dos brônquios nos asmáticos.

Ozônio

É um gás poluente, agressivo para os olhos e mucosas respiratórias.

Monóxido de Carbono

Este é um gás tóxico porque impede as células de receber o oxigênio de que necessitam. Pode causar dores de cabeça, náuseas e, em níveis superiores a 0,20%, pode causar a morte.

Dióxido de Enxofre

Trata-se de um gás irritante que pode desencadear um espasmo brônquico nos asmáticos, aumento de tosse e problemas respiratórios em adultos e crianças.

Poeiras

No conjunto da poluição, não podemos esquecer as partículas, por vezes cancerígenas que irritam os brônquios.

Os comentários estão encerrados.

ATENÇÃO!!!

Clique aqui para acessar o site da Aracajucard