Lula sanciona lei que regulamenta mototáxi

Abertas inscrições para prêmio de jornalismo
29 de julho de 2009
Premio de jornalismo
31 de julho de 2009
Abertas inscrições para prêmio de jornalismo
29 de julho de 2009
Premio de jornalismo
31 de julho de 2009

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quarta-feira, 29/07, a Lei nº 12.009/2009 que regulamenta o exercício das atividades de mototaxista e motofrete. O único veto ao texto do projeto de lei foi ao parágrafo que tratava do serviço de motovigia, uma vez que o texto legal não previa mecanismos de controle e fiscalização desta atividade.

Segundo reportagens publicadas nesta quinta em jornais de todo o país, o presidente ignorou inclusive um alerta do Ministério da Saúde contra a regulamentação. O ministro José Gomes Temporão é contrário ao mototáxi em razão do grande número de mortes em acidentes com motos. Ele qualificou essa regulamentação como preocupante devido aos altos índices de mortes -19 por dia, segundo os dados mais recentes.

Em entrevista à Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, Flávio Emir Adura, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, afirma que a lei está na contramão da vida. Para ele, o número de mortes no trânsito envolvendo motocicletas deve duplicar. Causa profunda preocupação a regulamentação da profissão. A morbidade e a mortalidade são o que mais assusta quem trabalha com segurança no trânsito.

A lei estabelece requisitos para o exercício da atividade de motofrete e mototaxista, tais como:

– condutor com idade mínima de 21 anos completos;

– possuir habilitação há dois anos na categoria de motocicleta;

– habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Contran;

– uso de colete de segurança nos termos definidos pelo Contran.

A NTU enfatiza que a lei sancionada regulamenta a atividade e não o serviço de transporte público individual de passageiros em motocicleta. Para tanto, é necessário legislação específica no nível municipal, que estabeleça no mínimo, o processo de licitação e outros requisitos para prestação do serviço. 

Fonte: NTU

Comments are closed.

Pular para o conteúdo