Em meio à crise, empresas de ônibus geram oportunidades de emprego

Alberto Almeida aponta desafios do transporte público para hoje e o pós-pandemia
1 de julho de 2020
Setransp distribui nas empresas de ônibus 3,5 mil máscaras doadas pela Fecomércio e pelo Sesc
17 de julho de 2020
Alberto Almeida aponta desafios do transporte público para hoje e o pós-pandemia
1 de julho de 2020
Setransp distribui nas empresas de ônibus 3,5 mil máscaras doadas pela Fecomércio e pelo Sesc
17 de julho de 2020

Escolinhas de Formação de Motoristas abrem vagas para o fortalecimento do serviço

 

A Pandemia da Covid-19 mudou o rumo do ano de 2020, fazendo com que as pessoas ressignificassem o modo de viver e se adequassem à necessidade de mudanças no mercado de trabalho. Dessa forma, o setor do transporte público coletivo, além de adotar diversas medidas preventivas contra o Coronavírus, tem aberto oportunidades de trabalho de acordo com a realidade é incentivado suas equipes a se capacitarem em áreas específicas para alcançarem crescimento profissional.

Este mês 14 funcionários que atuavam como cobradores ou despachantes, foram formados motoristas profissionais com a Escolinha de Motorista realizada na Viação Atalaia. Somando aqueles que ainda estão fazendo o curso é muitos outros nas empresas Viação Modelo e Transporte Tropical, serão mais 56 motoristas formados em agosto. Esse incentivo ao crescimento profissional tem o intuito de valorizar o funcionários das respectivas empresas, bem como evitar redução de postos de trabalho, tendo em vista  o momento atual de queda de receita e as evoluções tecnológicas.

O projeto da Escola de Motoristas é feito em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), e forma motoristas e manobristas para atuarem no serviço de transporte público coletivo local.  A felicidade pela nova oportunidade era visível nos rostos dos recém-formados motoristas, a exemplo de Renato de Jesus, que viu seu sonho finalmente se tornar realidade.

“Primeiramente, agradeço a Deus pelo dom da vida. Agradeço a Viação Atalaia pelo privilégio de tornar meu sonho realidade. Eu também tenho que agradecer a todos os profissionais por tudo e peço a Deus força e sabedoria para seguir desenvolvendo bem tudo aquilo que eu tanto lutei”, diz. Márcio Valfran Batista demonstrou sua gratidão e afirma que as aulas foram muito importantes. Ele não vê a hora de colocar seus novos aprendizados em prática.

“Tenho muito gratidão aos meus companheiros. Dividimos erros e acertos. Agradeço aos professores por todo o incentivo na escolinha de motoristas e, principalmente, a empresa Atalaia e a Deus pela grande oportunidade”, conta. Vários familiares foram grandes apoiadores da Escolinha. E também não esconderam a emoção de verem seus parentes ganhando novos caminhos em meio à crise econômica que o país vivencia, como Lourdes dos Santos, mão do recém-formado motorista Weltman Augusto Barreto. “Estou com a família para agradecer a empresa Atalaia pela oportunidade dada e pela nova profissão que ele exercerá a partir de agora. Sinto-me honrada e muito feliz”, define.

Bilhetagem eletrônica e as oportunidades

Além das Escolinhas de Motoristas, as empresas estão qualificando diversos profissionais para atuarem na área comercial através da bilhetagem eletrônica, que dá mais praticidade, segurança e celeridade aos passageiros do transporte coletivo. Os cartões, que são mais fáceis de manusear e limpar, tem sido a cada dia mais requisitados pela população.

Segundo infectologistas, o dinheiro é altamente contagioso e segura o vírus da Covid-19 entre 3 a 5 dias, então as pessoas têm trocado cada vez mais seu uso pelo cartão. Em Aracaju, o percentual de usuários do transporte que pagam em dinheiro não chega a 27%, mas a intenção é que esse número  caia ainda mais como forma de prevenção contra o contágio da Covid-19.

Essa crescente procura pelo cartão e suas recargas, abriu vagas de trabalho na área, fazendo com que diversas pessoas garantam seus empregos e fortaleçam os serviços do sistema atuando nos terminais e pontos de atendimento espalhados pela cidade, que em breve serão anunciados. Em Maceió (AL), 50% das linhas já têm 100% de bilhetagem eletrônica, por exemplo, gerando também um leque de oportunidades para pessoas trabalharem com a comercialização do cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo