Empresas de ônibus mantém medidas para evitar aglomerações e pedem conscientização das pessoas para cumprir limites

Nota Setransp 07.04.2020
7 de abril de 2020
Empresa de ônibus instalam protetor contra partículas para motoristas e cobradores
14 de abril de 2020
Nota Setransp 07.04.2020
7 de abril de 2020
Empresa de ônibus instalam protetor contra partículas para motoristas e cobradores
14 de abril de 2020

O Setransp e as empresas de ônibus do transporte público coletivo de Aracaju têm unido esforços para atender a população neste período de pandemia, conscientizando os passageiros para evitar a aglomeração. Desde o início da quarentena, as empresas realizaram o remanejamento de veículos para reforçar em horários de pico as linhas com maior movimentação, e disponibilizaram colaboradores para fazer o ordenamento de filas nos terminais, bem como orientar a todos sobre a necessidade de se manter o limite máximo nos ônibus, com apenas pessoas sentadas, conforme Decreto Estadual.

Há ainda ônibus reserva nos terminais com maior demanda para servir de reforço em momentos de pico, quando alguma linha foi procurada por um número de passageiros maior do que o limite. As empresas também vêm disponibilizando a frota com redução de 30% nos dias úteis e 50% nos finais de semana, conforme Decreto Municipal no intuito de conscientizar a população a não sair de casa caso não seja extremamente necessário.

Contudo, o serviço de transporte público coletivo de Aracaju vem registrando, desde que se iniciou o período de quarentena com fechamento do comércio, das indústrias e escolas, uma grande queda de demanda de passageiros. Atualmente, essa redução marca 72%, ou seja, somente 28% da demanda habitual tem utilizado o serviço – uma realidade exemplificada com terminais e pontos praticamente vazios em boa parte do dia.

Todavia, é necessário que haja a fiscalização, nos horários de pico, para que os passageiros respeitem as orientações de limite máximo, não ultrapassando a quantidade de pessoas sentadas, para evitar a aglomeração nos ônibus.

O Setransp também frisa a importância do uso do aplicativo Cittamobi, que dá ao passageiro o acompanhamento preciso dos horários dos ônibus com monitoramento via GPS, permitindo dessa forma conferir os veículos disponíveis em todo tempo.

Do Setransp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo