Encontro da NTU em Aracaju discute soluções para o transporte público

NTU realiza encontro com gestores e assessores do transporte público em Aracaju
14 de maio de 2019
Prêmio Setransp de Jornalismo acontece nesta quinta-feira, 16
15 de maio de 2019
NTU realiza encontro com gestores e assessores do transporte público em Aracaju
14 de maio de 2019
Prêmio Setransp de Jornalismo acontece nesta quinta-feira, 16
15 de maio de 2019

Nesta quarta-feira, 16, aconteceu a 9ª edição do Colégio de Comunicação e Marketing da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) com o objetivo de promover soluções inovadoras para o transporte coletivo. O encontro iniciado no Radisson Hotel conta com a participação de representantes das empresas e sindicatos do transporte coletivo de todo o país. O evento tem continuidade nesta quinta-feira, 15, com uma visita técnica ao sistema do transporte de Aracaju e da região metropolitana.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve presente na abertura do encontro, dando boas-vindas aos participantes e ressaltou que o transporte de coletivo é desafio para a mobilidade urbana. “Precisamos do esforço do governo, das empresas, da sociedade, para que todos entendam a importância do sistema de transporte público, por isso considero este encontro de grande necessidade pois são os profissionais da comunicação e do marketing que serão capazes de ganhar a sociedade para este debate”, declarou o prefeito, acompanhado do secretário de Governo Nildomar Freire e do superintendente da SMTT, Renato Telles.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Passageiro de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, destacou que o setor trabalha com foco no “bem-estar das pessoas” e, compartilhando as experiências de Aracaju, comemorou a redução do número de assaltos a ônibus na capital. “Temos uma média de 24 assaltos por mês atualmente, mas antes eram 24 assaltos por dia. Com a união de todos – agentes públicos e privados – alcançamos esta significativa redução”, disse Alberto, que elogiou a oportunidade de troca de conhecimentos no Colégio com representantes do transporte de todo o Brasil.

O coordenador de Comunicação da NTU, Ulisses Lacavo Bigaton, entregou a Edvaldo Nogueira uma proposta setorial com diretrizes e soluções ao setor e abordou a importância de colocar o passageiro em primeiro lugar. “Focamos na inovação e tecnologias voltada para a melhoria do transporte coletivo, sobretudo pensando no conforto do nosso passageiro”, enfatiza.

Inovação

No Colégio, foi apresentado o “Programa Coletivo”, que é o Conselho de Inovação e Novas Ações da NTU, que visa desenvolver a troca de experiências e de projetos de tecnologia para avanços na mobilidade urbana. Também foi apresentado o sistema Hackinnovation da HP Transportes de Goiânia.

Ações de comunicação

Entre os temas do encontro a jornalista Katarine Rosalem pontuou estratégias de comunicação para gerenciamento de crises nas empresas. Ela explicou como a prevenção e o planejamento prévio fazem a diferença nas Assessorias de Imprensa e Comunicação. “É importante que se passe uma mensagem clara e objetiva para que a população tenha uma resposta de determinada crise ou acidente, exemplo”, frisa Katarine.

Também foi apresentado de forma dinâmica, pela superintendente do Setransp, Raissa Cruz, o formato do Prêmio Setransp de Jornalismo, esperado com entusiasmo pelos jornalistas, explicando desde a concepção, realização, aos resultados. “O prêmio é uma valorização à imprensa sergipana, instigando o debate com a população e a inclusão do tema Mobilidade Urbana”, explica. Foram desenvolvidos ainda workshops com a Sensemakers sobre como se trabalhar um melhor entendimento da percepção do cliente, neste caso, os passageiros de ônibus.

Entre os participantes do Colégio estavam representante o setor de Aracaju: o diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amancio; o empresário da Viação Atalaia, Gbson Pereira; o diretor da Viação Modelo, Hector Raul; o vice-presidente do Setransp, Raimundo Nonato; a gerente comercial, Andrea Aragão; coordenadora de tecnologia da informação, Ivina Liziane; a coordenadora administrativa, Alessandra Mecenas e a coordenadora de RH, Mohara Pinheiro.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo