Setransp reúne 600 pessoas em mutirão de limpeza das praias

Setransp reúne mais de 600 pessoas em mutirão de limpeza das praias
16 de setembro de 2011
Política de mobilidade urbana é aprovada no Senado
19 de setembro de 2011
Setransp reúne mais de 600 pessoas em mutirão de limpeza das praias
16 de setembro de 2011
Política de mobilidade urbana é aprovada no Senado
19 de setembro de 2011

Liderado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – um grupo de 600 pessoas reuniu-se no sábado, dia 17, nas praias da Atalaia e da Costa, na Atalaia Nova, a fim de participar de um grande mutirão em defesa do meio ambiente, o projeto internacional Clean Up The Word.

A ação sócio-ambiental, que ocorreu simultaneamente em 125 países, de 10 às 13h, foi realizada pela primeira vez em Aracaju e no Nordeste brasileiro com tamanha relevância graças ao engajamento alcançado pelo Setransp e empresas de transporte de passageiros de Aracaju e região metropolitana – Viação Progresso, Transporte Tropical, Viação Modelo, Viação Halley, Viação Cidade de Aracaju, Viação São Pedro, Viação São Cristóvão e Viação Cidade Histórica -, junto a empresas privadas, associações de classe e órgãos públicos.

Assim, somaram-se à iniciativa e foram fundamentais para o bem sucedido resultado do evento, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT -; o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat; os Conselhos municipais e estaduais das pessoas idosas e com deficiência; a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, a Federação dos Idosos; o Sindicato das Auto Escolas; a Associação dos Motociclistas; o Detran; a Delegacia de Delitos de Trânsito; a Omin Trânsito; o Colégio Estadual Atheneu Sergipense; o Colégio Intellectus; a Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb; a Federação de Bandeirantes do Brasil; a Secretaria Municipal de Saúde, a Augustu’s Produções, o Minitrio Voyage, a Orion Serviços Marítimos, a Absoluta Eventos, a Apple Confecções, a TV Cidade, a Multiespaço, a Fazenda Boa Luz, a Transvex Cargas e Encomendas, Colégio Cena, Banco Gerador, Colégio Estadual Manoel Bonfim e Zambia Consultoria.

“Somos muito gratos a todos que se engajaram nesse projeto tão importante. Certamente, conseguimos plantar uma semente de respeito ao meio ambiente que dará bons frutos no futuro”, declara o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio. Na oportunidade, Amâncio agradeceu também o comprometimento de todos os gerentes e coordenadores do Setransp com o evento.

A dedicação e empenho dos colaboradores do sindicato também foi bastante elogiada pela coordenadora administrativa do Setransp, Karla Pinto. “O evento foi realmente um sucesso. As palavras são poucas para expressar o quanto me sinto honrada e gratificada por nosso engajamento na ação que tem como resultado o melhor aproveitamento do lixo, a conscientização e a educação das pessoas, além da conservação ambiental das praias. Ficou provado que é possível envolver a comunidade em prol de um objetivo comum. Impressionante como, mesmo debaixo de chuva, os grupos desejavam continuar o trabalho”, disse ela.

 

500 QUILOS

O lixo colhetado na ação foi bastante variado. A maioria dos itens catalogados foram garrafas plásticas e de vidro, latas, além de uma grande variedade de objetos menores, tais como guimbas de cigarro, pedaços de madeira, tampas plásticas e de ferro, pratos e copos descartáveis, guardanapos, papéis diversos, palitos de madeira, canudos, cacos de vidro, lâmpadas, pedaços de papelão, embalagens de bala, sacos plásticos, embalagens de alimentos e remédios, preservativos, fraldas, absorventes, brinquedos, lacres plásticos, cascas de coco, amendoim e laranja.

Todo esse material foi condicionado em sacolas biodegradavéis, totalizando aproximadamente, 67 unidades. Assim, estima-se que cerca de 500 quilos de lixo foram coletados. Porém, devido ao baixo potencial de reciclagem dos itens, a ideia inicial de enviar o material para a reciclagem não pode ser concretizada. Desse modo, todos os resíduos foram destinados à coleta comum de lixo.

 

AQUALUNG

Ao receber o parecer dos resultados da ação em Aracaju, primeira capital do Nordeste brasileiro a participar do Clean Up The Word, Anna Turano, do Instituto Aqualung, organizador da ação no Brasil, declarou, via e-mail, ter ficado muito feliz com a parceria firmada com o Setransp. “Estamos certos de que a parceria só tende a crescer. Agradecemos e parabenizamos a todos que fazem a diferença em prol de um mundo mais sustentável”, disse ela.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo